Heidegger e a pergunta pela ética
Desde Heidegger Réu, ocupo-me do tema da ética nos vários sentidos dessa palavra. Meu ponto de partida foi a constatação de que Heidegger, contrariamente ao que muitos estavam dizendo na época, não recusa questões de ética, mas confere um novo sentido: enfatiza a responsabilidade, com fundamentos existenciais, em oposição à obediência à lei, tanto a baseada em convenções sociais (estatutária) como a que possa ser derivada da razão humana, conforme o projeto crítico de Kant. Essa linha de pensamento conduziu-me, num segundo momento, a indagações sobre o que Heidegger chama de Ethos originário – desdobrando-se em resposta ao chamamento do homem pelo Ser –, bem como sobre a ética da responsabilidade e do cuidado, defendida por alguns cientistas empíricos, como a psicóloga Gilligan e, em particular, o pediatra-psicanalista Winnicott.
Z. Loparic
• 1990
( 1 ) 36.
Loparic, Z. (1990). Heidegger réu: um ensaio sobre a periculosidade da filosofia. Campinas: Papirus. Tradução croata em (45).
• 1991
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• 1994
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Loparic, Z. (2011). A ética da lei e a ética do cuidado. Caderno de Resumos do XVI Colóquio Winnicott Internacional (pp. 29-30). São Paulo: DWWeditorial.
• 2013
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( 21 ) 240.
Loparic, Z. (2013). A ética da lei e a ética do cuidado. In Z. Loparic (org.), Winnicott e a ética do cuidado (pp. 19-53). São Paulo: DWWeditorial.