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Heidegger e a pergunta pela ética

Heidegger e a pergunta pela ética

Desde Heidegger Réu, ocupo-me do tema da ética nos vários sentidos dessa palavra. Meu ponto de partida foi a constatação de que Heidegger, contrariamente ao que muitos estavam dizendo na época, não recusa questões de ética, mas confere um novo sentido: enfatiza a responsabilidade, com fundamentos existenciais, em oposição à obediência à lei, tanto a baseada em convenções sociais (estatutária) como a que possa ser derivada da razão humana, conforme o projeto crítico de Kant. Essa linha de pensamento conduziu-me, num segundo momento, a indagações sobre o que Heidegger chama de Ethos originário – desdobrando-se em resposta ao chamamento do homem pelo Ser –, bem como sobre a ética da responsabilidade e do cuidado, defendida por alguns cientistas empíricos, como a psicóloga Gilligan e, em particular, o pediatra-psicanalista Winnicott.

• 1990

( 1 ) 36. Loparic, Z. (1990). Heidegger réu: um ensaio sobre a periculosidade da filosofia. Campinas: Papirus. Tradução croata em (45).

• 1991

( 2 ) 45. Loparic, Z. (1991). Optuzenik Heidegger: Esej o opasnosti filozofije. Zagreb: Hrvatsko filozofsko drustvo (Sociedade Croata de Filosofia). Versão brasileira em (36).

• 1994

( 3 ) 67. Loparic, Z. (1994). Ética e finitude. In B. Nunes (org.), A crise do pensamento (pp. 37-122). Belém do Pará: Editora da UFPA. Edição na forma de livro em (75), Segunda edição do livro em (154).

• 1995

( 4 ) 71. Loparic, Z. (1994). Heidegger, um pensador ético? In C. B. Gutiérrez (org.), El trabajo filosófico de hoy en el continente. Memórias Del XIII Congresso Interamericano de Filosofia. Bogotá: Sociedade Interamericana de Filosofia.
( 5 ) 75. Loparic, Z. (1995). Ética e Finitude. São Paulo: Educ. Edição na forma de livro de (67). Segunda edição em (154).

• 1997

( 6 ) 101. Loparic, Z. (1997). Hans Sluga: Heidegger’s Crisis, Philosophy and Politics in Nazi Germany. Manuscrito, 20(1), 121-134.

• 1999

( 7 ) 108. Loparic, Z. (1999). Origem e sentido da responsabilidade em Heidegger. Veritas, 40(1), 201-220.
( 8 ) 116. Loparic, Z. (1999). Alguns escritos recentes sobre a ética em Heidegger. Natureza  Humana, 1(2), 447-455.  (Nota bibliográfica).

• 2000

( 9 ) 122. Loparic, Z. (2000). Ética da finitude. In M. A. Oliveira (org.), Correntes fundamentais da ética contemporânea (pp. 65-77). Petrópolis: Vozes.
( 10 ) 123. Loparic, Z. (2000). Sobre a ética em Heidegger e Wittgenstein. Natureza Humana, 2(1), 129-144.

• 2001

( 11 ) 129. Loparic, Z. (2001). Ética originária e práxis racionalizada. Manuscrito, 24(1), 141-228. Reeditado em (182) e (191).

• 2002

( 12 ) 142. Loparic, Z. (2002). Sloterdijk, Peter 2001: Nicht gerettet. Versuche nach Heidegger. Natureza Humana, 4(2), 453-461. (Resenha).

• 2003

( 13 ) 146. Loparic, Z. (2003). Sobre a responsabilidade. Porto Alegre: EDIPUCRS.

• 2004

( 14 ) 152. Loparic, Z. (2004). Dizendo a verdade podemos ser intolerantes? XV Congresso Interamericano de Filosofia 12-16/01/2004. Lima (Peru). (CD-Rom).
( 15 ) 154. Loparic, Z. (2004). Ética e finitude. 2.ed. São Paulo: Escuta. Edição na forma de livro de (67), Primeira edição em (75).

• 2007

( 16 ) 182. Loparic, Z. (2007). A ética originária e a práxis racionalizada. In A. N. Brito (org.), Ética questões de fundamentação, (pp. 167-237). Brasília: UnB. Reedição de (129) e Reeditado em (191).
( 17 ) 184. Loparic, Z. (2007). Objetificação e intolerância. Natureza Humana, 9(1), 51-95.
( 18 ) 191. Loparic, Z. (2007). Ética originária e práxis racionalizada. In Dall´Agnol, D. (org.), Verdade e respeito - A filosofia de Ernst Tugendhat (pp. 263-344). Florianópolis: UFSC. Reedição de (129)(182).  

• 2011

( 19 ) 224. Loparic, Z. (2011). A ética da lei e a ética do cuidado. Caderno de Resumos do XVI Colóquio Winnicott Internacional (pp. 29-30). São Paulo: DWW Editorial.

• 2013

( 20 ) 238. Loparic, Z. (2013). Apresentação. In Z. Loparic (org.), Winnicott e a ética do cuidado (pp. 7-10). São Paulo: DWW Editorial.
( 21 ) 239. Loparic, Z. (2013). A ética da lei e a ética do cuidado. In Z. Loparic (org.), Winnicott e a ética do cuidado (pp. 19-53). São Paulo: DWW Editorial.