Entre em contato: (11) 3676-0635 e (11) 9 9611-4805

Apresentação

O Acervo Loparic é uma publicação da DWWeditorial que visa, inicialmente, disponibilizar online a totalidade da produção intelectual de Z. Loparic. Usando a tecnologia dos dias de hoje, o Acervo reúne num único lugar seus numerosos trabalhos divulgados, ao longo dos últimos 45 anos, nos mais diversos veículos, muitos deles de difícil acesso ou do exterior. Tornando, dessa forma, facilmente acessíveis aos estudantes e pesquisadores, e ao público interessado em geral, seus resultados alcançados em diferentes áreas de pesquisa.

O Acervo será acompanhado por Loparic e-Prints, publicação em forma de revista online, a ser lançada pela DWWeditorial em 2020. Seu  principal  objetivo é a  divulgação dos textos inéditos de Loparic que serão automaticamente incluídos no Acervo. O mesmo veículo será usado, ainda, para disponibilização de seus trabalhos que poderão vir a ser escritos, bem como para fomentar a discussão das teses de Loparic. Desse modo, o Acervo continuará atualizado e crescerá com títulos publicados a partir de 2020. Além de conter um breve CV e a Cronologia da vida e obra de Loparic, o Acervo é dividido em várias seções. Na primeira seção, intitulada Textos publicados, consta a totalidade da produção intelectual de Loparic. Ela é composta por uma Lista cronológica de todos os textos publicados com ISBN ou ISSN, ou disponibilizados em veículos devidamente identificados pela instituição de origem. Todos os textos são identificados por referências completas, ordenados cronologicamente e numerados sequencialmente. Materiais já disponíveis eletronicamente estão linkados diretamente. Os que só existem no papel foram escaneados e linkados, de modo que podem ser acessados no próprio site do Acervo. Todas as publicações são listadas por temas e divididas em dez partes. As listas das partes são um desdobramento da lista principal. O mesmo item bibliográfico pode figurar em várias listas. As primeiras seis partes  são designadas pelo nome do principal interlocutor de Loparic ou pelo assunto tratado: Kant, Heidegger, Descartes, Epistemologia heurística, Psicanálise tradicional, Winnicott. A sétima  e a oitava partes são dedicadas aos temas: Política e Ética e Religião, respectivamente. A nona parte Outros Escritos contém textos que versam sobre uma variedade de assuntos. Da décima parte Outras línguas constam os  textos de Loparic publicados em outros idiomas que não o português, bem como suas traduções de autores estrangeiros para o português. Os dez temas são subdivididos adicionalmente segundo assuntos específicos, cada subdivisão recebendo um título que reflete o seu conteúdo, conforme está esboçado em um prefácio escrito pelo autor. É possível também localizar   os textos de Loparic em outras línguas na página Loparic Collection.

O Acervo  contém ainda  Entrevistas concedidas por Loparic, Vídeos, e  uma Bibliografia que reúne textos sobre a sua obra.

Elsa Oliveira Dias
Pelos editores da DWWeditorial

Z. Loparic nasceu na Croácia, numa localidade histórica, perto da capital Zagreb. Foi em Zagreb que ele frequentou o Colégio clássico e estudou Letras. Defendeu doutorado em Filosofia na Universidade de Louvain e fez pós-doutorado na Universidade de Konstanz, Alemanha. Desde 1969 vive e trabalha no Brasil. Foi professor de filosofia em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Desenvolveu ainda uma série de atividades institucionais, como fundador, coordenador ou presidente de várias sociedades e associações acadêmicas. Igualmente ativo na área editorial, fundou e editou várias revistas. De 1995 a 2002 ocupou o cargo de Consul honorário da Croácia em São Paulo. Em 2007 criou a DWWeditorial. É autor de um número de livros e organizador de várias coletâneas, além de ter publicado, em revistas nacionais e estrangeiras, uma série de artigos sobre história da filosofia, filosofia geral da ciência e filosofia e história da psicanálise, desenvolvendo, em todas essas áreas, abordagens próprias que suscitaram e continuam suscitando amplos debates no Brasil e no exterior.