Apresentação

Acervo Loparic é uma publicação da DWWeditorial que visa, inicialmente, a disponibilizar online a totalidade da produção intelectual de Z. Loparic. Usando a tecnologia dos dias de hoje, o Acervo reúne, num único lugar, seus numerosos trabalhos divulgados, ao longo dos últimos 45 anos, nos mais diversos veículos, muitos deles de difícil acesso ou do exterior. Desta forma, torna facilmente acessíveis aos estudantes e pesquisadores, e ao público interessado em geral, os resultados de seus estudos, alcançados em diferentes áreas de pesquisa.

O Acervo incorporará, ainda, os artigos da revista Loparic e-Prints, publicação online a ser lançada pela DWWeditorial em 2020 com o objetivo de divulgar os textos inéditos de Loparic. Esse veículo será usado, ainda, para disponibilizar seus trabalhos ainda a serem escritos, bem como para fomentar a discussão das teses de Loparic. Desse modo, o Acervo continuará atualizado e crescerá com títulos publicados a partir de 2020. Além de conter um breve CV e a Cronologia da vida e obra de Loparic, é dividido em várias seções. Na primeira seção, intitulada Textos publicados, consta a totalidade da produção intelectual de Loparic. Ela é composta por uma Lista cronológica de todos os textos publicados com ISBN ou ISSN, ou disponibilizados em veículos devidamente identificados pela instituição de origem. Todos os textos são identificados por referências completas, ordenados cronologicamente e numerados sequencialmente. Materiais já disponíveis eletronicamente contém os links para acesso ao texto. Os que só existem no papel foram digitalizados de modo a serem acessados no próprio site do Acervo. Todas as publicações são listadas por temas e divididas em dez partes. As listas das partes são um desdobramento da lista principal. O mesmo item bibliográfico pode figurar em várias listas. As primeiras seis partes  são designadas pelo nome do principal interlocutor de Loparic ou pelo assunto tratado: KantHeideggerDescartesEpistemologia heurísticaPsicanálise tradicionalWinnicott. A sétima  e a oitava partes são dedicadas aos temas: Política e Ética e Religião, respectivamente. A nona parte, Outros Escritos, contém textos que versam sobre uma variedade de assuntos. Da décima parte, Outras línguas, constam os  textos de Loparic publicados em outros idiomas que não o português, bem como suas traduções de autores estrangeiros para o português. Os dez temas são subdivididos adicionalmente segundo assuntos específicos, cada subdivisão recebendo um título que reflete o seu conteúdo. Os textos de Loparic em outras línguas poderão também ser acessados no link Loparic Collection, em Publicações do site da IBPW.

O Acervo  contém ainda  Entrevistas concedidas por Loparic, Vídeos e  uma Bibliografia que reúne textos de outros autores que discutem (exclusivamente ou em parte) suas ideias.

Elsa Oliveira Dias

Pelos editores da DWWeditorial.

Loparic nasceu na Croácia, numa localidade histórica, perto da capital Zagreb. Foi em Zagreb que frequentou o Colégio clássico e estudou Letras. Defendeu doutorado em Filosofia na Universidade de Louvain e fez pós-doutorado na Universidade de Konstanz, Alemanha. Desde 1969, vive e trabalha no Brasil. Foi professor de filosofia em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Desenvolveu ainda uma série de atividades institucionais, como fundador, coordenador ou presidente de várias sociedades e associações acadêmicas. Igualmente ativo na área editorial, fundou e editou várias revistas. De 1995 a 2002, ocupou o cargo de Consul honorário da Croácia em São Paulo. Em 2007, criou a DWWeditorial. É autor de livros e organizador de várias coletâneas, além de ter publicado, em revistas nacionais e estrangeiras, artigos sobre história da filosofia, filosofia geral da ciência e filosofia e história da psicanálise, desenvolvendo, em todas essas áreas, abordagens próprias que suscitaram e continuam suscitando amplos debates no Brasil e no exterior.

O Acervo Loparic é a compilação de obras literárias e demais obras e conteúdos referentes ao Prof. Zeljko Loparic, filósofo, historiador da filosofia e professor universitário, além de autor de obras literárias sobre história da filosofia, filosofia geral da ciência e filosofia e história da psicanálise, entre outros.

Os direitos de personalidade do Prof. Loparic são representados pelo Acervo Loparic. Os direitos autorais sobre as obras literárias de autoria do Prof. Zeljko Loparic, e demais direitos sobre as obras audiovisuais e demais, assim como sobre todo o conteúdo disposto e publicado no presente Acervo são de titularidade do Acervo Loparic, e dos veículos e suportes terceiros creditados, nos quais as obras foram publicadas e disponibilizadas originalmente. Nesse sentido, a reprodução total e/ou parcial, assim como qualquer utilização dos conteúdos dispostos nesse Acervo, sob qualquer forma, dependerão de autorização prévia e expressa do Acervo Loparic e dos demais titulares indicados, de acordo com a Legislação da Propriedade Intelectual brasileira, notadamente a Lei 9.610 de 1998, relativa a Direitos Autorais assim como demais ordenamentos nacionais e internacionais reguladores da matéria.

O Acervo Loparic não se responsabiliza pelo acesso e/ou pelo conteúdo de quaisquer dos sites, veículos e demais suportes indicados no presente Acervo, declinando desde já sobre a acuracidade das informações disponibilizadas sobre e por terceiros, de modo a não haver qualquer relação, responsabilidade ou vinculo de qualquer espécie com os demais veículos creditados.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?