Sobre

INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA – IBPW

O IBPW, fundado em 2015 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, é o quadro institucional para a continuação de uma série ininterrupta e fértil de atividades de ensino, pesquisa e publicação nas áreas de estudos winnicottianos e afins, iniciadas pelos seus fundadores, no início dos anos 1990, na Unicamp e na PUC-SP.

Hoje, o IBPW gerencia o Curso de Formação Winnicottiana, lançado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW) em 2003, assim como uma variedade de cursos online sobre Donald W. Winnicott para alunos no exterior, organiza eventos sobre temas teóricos e clínicos e promove publicações em colaboração da DWW editorial da SBPW.

Além de realizar seus objetivos principais, o IBPW oferece assessoramento de instâncias institucionais, capacitação de agentes e promoção de atividades nas áreas de saúde, educação e serviço social com base na psicanálise winnicottiana, visando, de um modo geral, ao desenvolvimento e à difusão de estudos winnicottianos em todas as áreas da vida social e cultural, bem como à criação de instituições que promovam estes objetivos.

Diretoria Executiva: Presidente (Zeljko Loparic), Vice-Presidente (Elsa Oliveira Dias)

Fundadores

Elsa Oliveira Dias

Elsa Oliveira Dias é psicanalista, mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutora em Psicologia Clí­nica pela PUC-SP, com a tese A teoria das psicoses de D. W. Winnicott. Mem­bro do Grupo de Filosofia e Práticas Psicoterápicas (Grupo FPP/Unicamp/CNPq). Fundadora em 2001, do Centro Winnicott de São Paulo (CWSP) e, em 2005, da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW). Em 2015, fundou e preside, com Zeljko Loparic, o Instituto Brasileiro de Psi­canálise Winnicottiana (IBPW). Autora dos livros Sobre a confiabilidade e outros estudos (2011), Interpretação e manejo na clínica winnicottiana (2014) e A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott, em sua quarta edição, (2017), As competências do terapeuta winnicottiano. Todos publicados pela Dwweditorial.

Zeljko Loparic

Zeljko Loparic é professor-titular aposentado de filosofia da Unicamp. É fundador de várias instituições, nacionais e internacionais, entre elas da Sociedade Kant Brasileira (1989), do International Winnicott Association (2013) e do Instituto Winnicott, do qual é presidente (desde 2015). Em 2004, idealizou e iniciou, com Elsa Oliveira Dias, o Curso de Formação Winnicottiana, hoje ministrado internacionalmente.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?