No último sábado, 09 de novembro de 2024, aconteceu o XVII Colóquio Winnicott de Campinas
Depois de dois anos sendo realizado apenas em modalidade on-line, em 2024 o Colóquio foi híbrido, ocorrendo presencialmente na sede do IBPW, em São Paulo, e reunindo mais de 50 pessoas ao longo do dia.
Ao todo foram seis palestras e quatro comunicações: A importância do estudo dos casos clínicos de Winnicott (por Zeljko Loparic); Apresentação da pesquisa sobre os casos clínicos de Winnicott (por Zeljko Loparic e Raquel Fernandes Silva); Comentário sobre o caso da Sra. X (por Zeljko Loparic); Caso Cecil – um caso de menino deprivado com tendência antissocial (por Danit Zeava Falbel Pondé); Caso Bob – um caso de criança com esquizofrenia latente (por Saulo Cunha);Caso B – um caso de paciente adulto esquizoide-depressivo (por Ricardo Telles de Deus).
As quatro comunicações foram apresentadas por Adriana Pacchioni – A depressão de Olga e seus desdobramentos; Annelise de Souza Denzin – Um caso de falso si-mesmo à luz de Winnicott; Erika Foresti – Identidades em Winnicott: Considerações sobre o Caso F.M.; Vanessa Dias dos Santos – Winnicott no caso Kathleen: o manejo e o papel do analista para além do setting tradicional.
O tema escolhido para o Colóquio deste ano foi “Casos Clínicos de Winnicott” e, segundo Luciana Sarkozy, coordenadora do evento, já é da natureza do Colóquio de Campinas discutir temas que envolvam teoria e clínica: “Ao longo dos anos temos tentado trazer sempre, para o Colóquio de Campinas, temas da clínica e da teoria. E não tem experiência melhor para juntar clínica e teoria do que nos casos. Então, foi tanto essa ideia, que é um pouco a natureza do Colóquio, quanto o fruto das pesquisas do Professor Loparic sobre os casos [clínicos de Winnicott]”.
A discussão trouxe mais de 50 pessoas para acompanhar presencialmente o evento, na sede do IBPW. O psicólogo Darci Torres contou que foi a primeira vez que assistiu ao Colóquio e que tem interesse em retornar para edições futuras: “Uma experiência maravilhosa. Faz muito tempo que eu não participo de um evento presencial e é um prazer enorme ter contato e ouvir Loparic e Elsa, é muito realizador. Está sendo um evento maravilhoso e poder trocar com colegas é, sem dúvidas, muito importante para a nossa carreira, a nossa vida e a nossa formação enquanto profissionais da área da saúde”.
Priscila Milanese veio pela primeira vez ao IBPW para participar do Colóquio de Campinas e se emocionou ao ver de perto os professores e estudiosos de Winnicott: “Está sendo incrível. Eu até me emocionei um pouco no começo, de poder escutar Loparic e Elsa falando”. A psicóloga está iniciando seus estudos em Winnicott e disse ser transformador para seu crescimento profissional poder ouvir de perto tantas referências: “Eu estou adentrando nesse mundo de Winnicott agora, então está sendo muito incrível, muito transformador para o meu crescimento profissional como psicóloga. Eu participo de alguns grupos e aos poucos também o Instagram foi entregando o conteúdo e eu fiquei sabendo [da realização do Colóquio], e achei que seria muito interessante para o meu crescimento”.
O Colóquio Winnicott de Campinas é apenas um dos eventos promovidos pelo IBPW ao longo do ano.
Acesse nossas redes sociais para informações sobre nossos próximos eventos.