
Seminário sobre projetos de TCCs: confira como foi a primeira edição do evento
Com mediação da Profa. Dra. Caroline Vasconcelos aconteceu, no dia 15 de maio, o Seminário sobre projetos de TCC no IBPW.
O evento promoveu a criação de um espaço para discussão dos processos de produção e dos resultados de projetos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos em formação no Instituto. O Seminário foi pensado com o intuito de facilitar aos demais alunos a escrita acadêmica, assim como o projeto do Curso sobre elaboração de TCDs e TCCs, que também será ministrado por Caroline Vasconcelos.

Essa primeira data contou com a participação e apresentação de três alunos que obtiveram excelentes resultados em seus TCCs: Nina Muniz (“Um olhar winnicottiano sobre a psicossomática”), Síria Silva (“A capacidade para identificação cruzada para D. W. Winnicott”) e Rivaldo Lima (“Reflexões sobre pedofilia na perspectiva da teoria do amadurecimento de Winnicott”).
Caroline Vasconcelos conta que a ideia surgiu em conversas com o Professor Loparic e Raquel Fernandes, em que discutiam a importância de atividades que estimulassem a pesquisa, a divulgação e a partilha de experiências com a escrita. “A experiência do primeiro encontro foi muito frutífera e proveitosa. Penso assim por entender que, quem sofre pensando que não consegue escrever, que não tem aptidão para a escrita, acabou se identificando com as falas dos discentes sobre os percursos pessoais para a construção do trabalho, isso porque todo mundo tem seus momentos de bloqueio criativo, de receio de não conseguir [escrever]. E, ao apresentarem trabalhos brilhantes, os discentes apresentaram o lado real e humano da construção da escrita, permeado por anseios, medos, vontade de desistir”, disse a Professora.
Sobre novas datas do seminário, Caroline avalia que foi um evento muito importante para divulgação de pesquisa e que os feedbacks positivos reforçam a ideia de tornar essa uma atividade regular do IBPW: “Penso que o evento foi muito importante por divulgar a pesquisa de qualidade que se produz no IBPW, mas também por dividir, partilhar, os percalços que são inerentes ao exercício do escrever. Acho que devemos pensar este evento como uma atividade regular do IBPW. Tivemos um excelente feedback das pessoas que assistiram e dos discentes que apresentaram”.