Adoção – Desafios da contemporaneidade

A adoção constitui um mundo do qual fazem parte os pais biológicos, o Poder Judiciário, a Assistência Social, os serviços de acolhimento, equipes multidisciplinares, os pais adotivos, e, evidentemente, as crianças e adolescentes que estão em processo de adoção.

O livro Adoção – Desafios da Contemporaneidade, organizado pelas psicanalistas Gina Khafif Levinzon e Alicia Dorado de Lisondo, apresenta artigos sobre adoção e acompanhamento de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente escritos por membros de equipes técnicas do Poder Judiciário, assessores e supervisores de serviço de acolhimento institucional, psicólogos e psicanalistas.

Alguns dos temas tratados são: a adoção internacional, a clínica psicanalítica da criança adotiva e de sua família, o trabalho com os pais adotivos, a verdade e a revelação da origem ao filho, os desafios do processo de adoção, a entrega da criança pela mãe genitora, as diversas fases de sua colocação em uma família, o acompanhamento da criança abrigada, a devolução da criança para o abrigo, a utilização de filmes como meio de discussão para a preparação de pais adotivos.

Saulo A. Cunha, membro e professor do IBPW, é autor do capítulo intitulado Crianças e adolescentes acolhidos: a necessidade de alguém que permaneça e seja confiável. O artigo baseia-se na história de um jovem de vinte e dois anos de idade, que viveu dos quatro meses aos dezoito anos em serviços de acolhimento, e que tem sido acompanhado pelo autor desde que contava com cinco anos de idade: há dezessete anos, portanto. Ao longo desses anos, por meio de encontros regulares, ambos foram se conhecendo, se aproximando e desenvolvendo uma relação marcada pela confiança. Em meio às tantas pessoas que apareceram e desapareceram da vida desse jovem, o autor foi a única pessoa que permaneceu, como o próprio jovem reconhece: “Você foi a única pessoa que ficou, tio”.

Pela importância que atribui ao ambiente, a teoria do amadurecimento pessoal de D.W.Winnicott contribui enormemente para a compreensão do caso desse jovem. Tanto para compreender o efeito negativo das falhas ambientais no seu processo de amadurecimento, quanto para compreender o efeito positivo da relação desenvolvida com o autor do artigo, marcada, principalmente, pela regularidade, estabilidade  e confiabilidade, elementos fundamentais para o desenvolvimento do processo de amadurecimento pessoal.

Ficha técnica:

Adoção – Desafios da contemporaneidade

Organizadoras: Gina Khafif Levinzon e Alicia Dorado de Lisondo

Ed. Blucher

 

 

 

 

 

Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios identificados com *

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?