Coleção Filosofia e Ciências Humanas

Ontologia e Psicanálise: diálogos possíveis

Caroline Vasconcelos Ribeiro (Org.)

Esta coletânea de textos é fruto das apresentações e discussões que ocorreram em março de 2017 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na ocasião do Colóquio: Ontologia e Psicanálise. O professor Zeljko Loparic e suas orientandas de pós-doutorado Caroline Vasconcelos Ribeiro, Conceição Serralha e Suze Piza organizaram e coordenaram o evento cujo objetivo principal consistia em promover um debate entre os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas (Unicamp/CNPq) – centradas no estudo da psicanálise de Winnicott e guiadas pela teoria dos paradigmas de Kuhn e pela ontologia fundamental de Heidegger – e outros olhares sobre a relação entre diferentes formulações da ontologia e demais escolas de psicanálise.

A presença de convidados internacionais e de muitos membros do GT de Filosofia e Psicanálise da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) fez com o evento se tornasse um ambiente frutífero para o debate e um espaço para divulgação de pesquisas oriundas de distintas linhas de investigação acerca da interface entre a Ontologia e a Psicanálise. Em função do rico diálogo que ocorreu naquele espaço de trocas acadêmicas, surgiu a ideia de organizar uma coletânea com os principais trabalhos para que fossem divulgados seus resultados. Apresenta-se aqui um conjunto de dez trabalhos que trazem diálogos possíveis entre a Ontologia e a Psicanálise.

Esperamos que o leitor, diante das diversas possibilidades de interlocuções apresentadas nesta coletânea Ontologia e Psicanálise: diálogos possíveis, sinta-se tão motivado e instigado com a temática como nos sentimos na ocasião do Colóquio na Unicamp. Agradecemos a todos os autores que se dispuseram a trabalhar no texto apresentado no evento e os disponibilizaram para a publicação. Agradecemos também ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pelo apoio na realização do Colóquio: Ontologia e Psicanálise, sem o qual esta coletânea não seria possível.

Caroline Vasconcelos Ribeiro (organizadora da Coletânea)