XXVIII Colóquio Winnicott Internacional | Identidades

Apresentação

O conceito de identidade é um componente central da teoria winnicottiana da realização do potencial da natureza humana no processo de amadurecimento por crescente integração. Este processo inicia-se pelo estabelecimento de um si-mesmo unitário espontâneo e, no decorrer do tempo, alcança outras formas de identidade – a do EU SOU, a familiar, sexual, de gênero, racial, social, cultural etc. Base para a compreensão do que está em jogo nas distorções desintegrativas winnicottianas e nos bloqueios desse processo, esse conceito é ainda a chave para a formulação de procedimentos que levem à obtenção de objetivos básicos do tratamento, em particular, à recuperação da espontaneidade e ao fortalecimento e restabelecimento da identidade pessoal ameaçada ou mesmo perdida. Por tudo isso, aqui estamos diante de um marco da quebra do paradigma da psicanálise tradicional operada por Winnicott. Não surpreende que este conceito está ausente em Freud e que não o encontramos dicionarizado em nenhum dos mais importantes dicionários dessa disciplina, como o de Laplanche-Pontalis e o de Roudinesco-Plon. Consta no de Charles Rycroft, só que emprestado de Erik Erikson. O presente colóquio propõe-se a: 1) reconstruir o papel do conceito de identidade no paradigma winnicottiano tomado no sentido estrito, a saber, como quadro para a resolução de problemas de saúde entendidos como problemas de amadurecimento integrativo, e 2) aplicar esse conjunto de ideias à discussão de problemas de estabelecimento e de distúrbios de identidade que se revelam urgentes nos dias de hoje. 

Z. Loparic

Programação

Palestrantes já confirmados:

Ana Lila Lejarraga | Brasil
Conceição Aparecida Serralha | Brasil
Eder Soares Santos | Brasil
Elsa Oliveira Dias | Brasil
Ivonize Motta | Brasil
Ricardo Telles | Brasil
Suze Piza | Brasil
Zeljko Loparic | Brasil

Julieta Bareiro | Argentina
Leticia Minhot | Argentina
Loris Notturni | Bélgica
Laura Dethiville | França
Suzanna Guida | Itália
Rosario Belo | Portugal

Em breve informações mais detalhadas da programação!

 

Resumos e mini currículos

Conceição Aparecida Serralha
Pós-doutora em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy – UK – Buenos Aires (2018) e pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP) (2018); possui doutorado e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007; 2002). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Winnicott, psicanálise, ambiente humano e amadurecimento humano, autismo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM). Psicanalista didata do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – IBPW, filiada à International Winnicott Association – IWA . Autora dos livros “O ambiente facilitador winnicottiano: teoria e prática clínica” e “Não atendo criança”: situações de risco para a não constituição do si mesmo individual. Dedica-se ao atendimento clínico e supervisões clínicas.

Éder Soares dos Santos
Eder Soares Santos possui graduação em Filosofia (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado sanduíche em Filosofia – Universität Freiburg (Albert- Ludwigs) (2005), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2006) e pós-doutorado na Bergische Universität Wuppertal (2015). Tem pesquisado na área da Filosofia da Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da psicanálise, fenomenologia existencial, teoria dos paradigmas em Kuhn, teoria do amadurecimento pessoal. Publicou os livros Winnicott e Heidegger: aproximações e distanciamentos. São Paulo: DWW Editorial/FAPESP, 2010 e Path of Science of Man in Heidegger. Nordhausen, Alemanha: Traugott Bautz, 2019. Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre temas relacionados à filosofia e psicanálise. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia (mestrado/doutorado) da Universidade Estadual de Londrina, nas gestões 2009-2013 e 2017-2021. Professor Associado no Departamento de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina – Paraná.

Elsa Oliveira Dias
Elsa Oliveira Dias é psicóloga clínica e analista didata (IBPW). É mestre em Filosofia e doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP, com a tese “A teoria das psicoses de D. W. Winnicott”. Em 2001, fundou, juntamente com Zeljko Loparic, o Centro Winnicott de São Paulo (CWSP); em 2005, ambos fundaram a Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW), que tem como objetivo promover pesquisa, ensino e divulgação da psicanálise winnicottiana. Em 2013, foi cofundadora com Z. Loparic, e vice-presidente da IWA (International Winnicott Association). É autora dos livros A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott, já em sua 4ª edição (2017); sobre a confiabilidade e outros estudos (2011), Interpretação e manejo na clínica winnicottiana (2014), e Competências do terapeuta winnicottiano (2021), todos pela DWWeditorial, além de vários artigos sobre Winnicott, a filosofia e a psicanálise, publicados no Brasil e no exterior.

Ivonize Motta
Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, orientadora do programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP, Supervisora do curso de especialização em psicoterapia psicanalítica (CEPSI), Psicoterapeuta de adultos e idosos.

Julieta Bareiro
Psicanalista, Dra. em Psicologia (UBA), Mestre em Psicologia (UBA), Pesquisadora do CONICET, Professora responsável pela disciplina “Psicologia, Ética e DDHH”, UBA, Professora de graduação e de pós-graduação, autora de “El analista como objeto de uso em la obra de D. W. Winnicott”, “Winnicott y Heidegger: hacia uma metapsicologia de la transicionalidad” e “Winnicott em discusion: clinica, sociedade y gênero” assim como de diversos artigos nacionais e internacionais. É membro da IWA e coordenadora do grupo Winnicott Bs As da IWA.

Laura Dethiville
Laura Dethiville é psicanalista, membro-associada da Société de Psychanalyse Freudienne e membro-fundadora da International Winnicott Association. Há vinte anos organiza um seminário sobre a obra de Winnicott, participando também de conferências na França e no Exterior. Presidenta do grupo francês da IWA, publicou
Winnicott, une nouvelle approche (2008) e La clinique de Winnicott (2013) – traduzidos para diversas línguas -, além de diversos artigos em revistas francesas e estrangeiras.

Leticia Minhot
Graduada em Filosofia pela Universidade Nacional de Córdoba e Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atua como Professora Titular da cadeira de Problemas Epistemológicos de Psicologia, na Faculdade de Psicologia, e como Professora Titular da disciplina Concepções Filosóficas, na Faculdade de Ciências Sociais – ambas da Universidade Nacional de Córdoba. Suas áreas de pesquisa são Filosofia da psicanálise, com ênfase em Freud e Winnicott, Ética do cuidado e Filosofia política da ciência. É presidenta da IWA para o biênio 2024/2025.

Loris Notturni
Nascido em 1985, belga, casado, dois filhos. Licenciatura em Filosofia (Universidade de Liège, 2007). Professor adjunto de Filosofia (Universidade de Liège, 2008). Período de pesquisa doutoral no IBPW de São Paulo (2011-2012). Doutor em Filosofia pela Universidade de Liège (Serviço de Antropologia Filosófica e Filosofia das Ciências Humanas). Secretário-geral da IWA (2013-2017). Fundador do Grupo de Estudos Winnicottianos de Liège. Membro da Unidade de Pesquisa MéThéor (Metafísica e Teoria do Conhecimento) da Universidade de Liège. Membro do Projeto de Pesquisa do Grupo Internacional de Pesquisa sobre o Paradigma de Winnicott. Professor participante no Programa de Treinamento Internacional Sino-Brasileiro em Psicanálise Winnicottiana (2017, 2024).

Maria do Rosário Belo
Psicanalista. Presidente, Diretora Científica e fundadora da recém-criada Associação Winnicottiana Portuguesa -Centro de Investigação. Membro didata e fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica. Formada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Doutoranda em Filosofia na Universidade de Évora.
Investigadora do pensamento de Donald Woods Winnicott e interessada pelas intercepções destes estudos com o pensamento de Heidegger. Supervisora e formadora, é também autora de vários artigos com base na prática e na reflexão Psicanalitica, e dos livro “O Percurso de um Psicanalista”, editado pelas Coisas de Ler em 2015 e reeditado em 2020 e de “Estudos Winnicottianos”, editado pelas Coisas de ler em 2020. Ambos reeditados pela Climepsi em 2023.

Ricardo Telles
Psicanalista; Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP); Docente do Curso de Formação Winnicottiana (IBPW); Docente do Curso de Formação em Psicanálise (CEP); Coordenador do Núcleo “Psicanálise e Psicoses” (CEP); Membro da IWA; Membro Pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Rodolfo José
Psicanalista. Membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Possui formação em Filosofia, Teologia e Psicologia

Suzanna Guida
Graduated in both Philosophy and Psychology. Master’s specialisation in “Child, adolescent and couple psychoanalytic psychotherapy” at the “Istituto Winnicott” of Rome. Ordinary member of S.I.P.S.I.A – Società Italiana di Psicoterapia Psicoanalitica del Bambino, dell’Adolescente e della Coppia, and of the EFPP – European Federation for Psychoanalytic Psychotherapy. Member of AIPCF – International Association of Couple and Family Psychoanalysis. Co-founder of the Clinical Centre “Tana Libera Tutti” for child, adolescent and couple psychotherapy, and Deputy Director of the Clinical Centre from its foundation in 2005 until 2015. Appointed teacher of the “Istituto Winnicott – Corso di Specializzazione in Psicoterapia Psicoanalitica del Bambino, dell’Adolescente e della Coppia”. For many years Susanna Guida cooperated with Andreas Giannakoulas, a Greek Collegue who – direct pupil of Donald Winnicott at the time of his personal training in London – in the late 1980s “imported” Winnicott from London to Rome, where he founded the “Istituto Winnicott”, as well as the “S.I.P.S.I.A.

Suze Piza
Suze Piza é professora de Filosofia na UFABC, credenciada no programa de pós-graduação de Filosofia e no programa de Economia Política Mundial. Pesquisa sobre pensamento ético-político contemporâneo. É doutora pela Universidade Estadual de Campinas.

Zeljko Loparic
Professor-titular aposentado de filosofia da Unicamp. É fundador de várias instituições, nacionais e internacionais, entre elas da Sociedade Kant Brasileira (1989), do International Winnicott Association (2013) e do Instituto Winnicott, do qual é presidente (desde 2015). Em 2004, idealizou e iniciou, com Elsa Oliveira Dias, o Curso de Formação Winnicottiana, hoje ministrado internacionalmente.

Inscrição

*Haverá certificado de participação para todos os inscritos.

*O evento será ministrado inteiramente online e a gravação ficará disponível por 30 dias.

VALORES
Filiados IBPW: R$ 160,00
Estudantes: R$ 210,00
Profissionais: R$ 275,00

Preencha o formulário abaixo, com o seu nome completo, para se inscrever.

O Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, não se responsabiliza por eventuais problemas ou dificuldades técnicas do inscrito no momento da transmissão online.

Política de cancelamento de inscrição em eventos
1. O prazo máximo para cancelamento de participação é de até 07 (sete) dias de antecedência do evento.
2. A inscrição no evento somente será cancelada mediante envio de comunicação para o e-mail: admin@ibpw.org.br
3. Serão devolvidos 80% (oitenta por cento) do valor pago, até o último dia útil subsequente ao mês de realização do evento.
4. A inscrição é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL.
5. Em caso de não comparecimento no dia do evento o valor investido na inscrição não será reembolsado, não será gerado crédito para outros eventos e não dará direito ao envio de materiais que possam vir a ser entregues no curso.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Local

Evento híbrido.

Online ou Presencial:
09/05: IBPW – Rua João Ramalho, 146 – Perdizes. São Paulo, SP
10 e 11/05: Instituto de Psicologia da USP

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?