Apresentação
Nenhum outro terapeuta, seja ele psicanalista, pediatra, psiquiatra ou assistente social, publicou tantos relatórios clínicos (“casos”) como Winnicott. São raros seus artigos que não contêm um ou mais trechos com esse conteúdo. Há boas razões para pensar que Winnicott oferecia ilustrações de pontos de teoria e prática clínica discutidos no corpo dos artigos com o propósito de fornecer material clínico a ser usado 1) no estudo (análise, esclarecimento, articulação, verificação) dos componentes do seu paradigma, 2) na continuação da sua pesquisa de caráter científico sobre o processo de amadurecimento e suas distorções, 3) no tratamento de distorções maturacionais, que ao mesmo tempo é pesquisa dessas amostras do existir humano e 4) no ensino desse complexo de ideias e atividades. Essa intepretação de aspectos estruturais da obra de Winnicott é reconhecida e valorizada no Curso de Formação Winnicottiana da Escola Winnicottiana de São Paulo criada pelo IBPW, que dedica 7 das 12 disciplinas do seu programa a esses assuntos – três disciplinas à análise estrutural dos relatórios clínicos de Winnicott e quatro outras à supervisão de relatórios clínicos de alunos elaborados usando como modelos os de Winnicott. Nessa perspectiva, o estudo do material clínico de Winnicott oferece acesso privilegiado a sua obra como um todo e constitui eixo principal de transmissão das suas ideias e atividades a gerações futuras. A temática mencionada, que foi objeto de colóquio anteriores (ver Boletim Winnicott no Brasil/Arquivo/Colóquios e de uma série de publicações da Escola (ver, por exemplo, Boletim, 2023) será examinada mais uma vez e aprofundada nos trabalhos do presente colóquio à luz de pesquisas recentes.
Z. Loparic
Inscrições
*O evento também será ministrado inteiramente online e a gravação ficará disponível por 30 dias.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Mini Currículos
Zeljko Loparic
Professor-titular aposentado de filosofia da Unicamp. É fundador de várias instituições, nacionais e internacionais, entre elas da Sociedade Kant Brasileira (1989), do International Winnicott Association (2013) e do Instituto Winnicott, do qual é presidente (desde 2015). Em 2004, idealizou e iniciou, com Elsa Oliveira Dias, o Curso de Formação Winnicottiana, hoje ministrado internacionalmente.
Raquel Fernandes Silva
Psicóloga, especialista em psicologia da família pela Faculdade Santíssimo Sacramento – BA. Facilitadora em Justiça Restaurativa pela UNICORP – TJBA. Atuou como Perita do TJBA acompanhando crianças em casa-lar e pretendentes à adoção. Atuou como psicóloga em SAICAS. É aluna do curso de formação em psicanálise Winnicottiana no IBPW. Pesquisadora – bolsista no IBPW. Psicóloga no Boas Novas – Grupo de Apoio à Adoção. Foi coordenadora do Programa Família Acolhedora na Associação Beneficente Santa Fé, programa vinculado ao EI-3 Project (BEIP – Romênia). Atualmente é coordenadora do Serviço de Atendimento à Comunidade – SACOM, do IBPW, e do setor socioassistencial do Lar das Crianças da CIP – Congregação Israelita Paulista.
Danit Zeava Falbel Pondé
Graduada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), especialista em psicologia Hospitalar (HIAE), Mestre (2012) e Doutora (2017) em Filosofia da Psicanálise pela Unicamp. Professora e Supervisora no Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, Membro da IWA. Autora dos livros “O conceito de medo em Winnicott” (2015) e “Cinema no divã” (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: sentimento, afeto, amadurecimento, Psicanálise, Winnicott. Coordenadora do grupo de pesquisa “a crise do amadurecimento na contemporaneidade” LABO/PUC-SP.
Saulo Cunha
Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). É psicanalista, realiza atendimento clínico em consultório particular, supervisiona equipes técnicas e de cuidadores de serviços de acolhimento e coordena grupo de candidatos à adoção. É membro e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW); membro do Grupo Winnicott de Pesquisa, Estudo e Intervenção com Crianças e Adolescentes em Processo de Adoção; membro do Núcleo Acesso do Instituto Sedes Sapientiae. É coautor do livro Adoção: desafios da contemporaneidade, publicado pela Editora Blucher.
Ricardo Telles de Deus
Psicanalista; Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP); Docente do Curso de Formação Winnicottiana (IBPW); Docente do Curso de Formação em Psicanálise (CEP); Coordenador do Núcleo “Psicanálise e Psicoses” (CEP); Membro da IWA; Membro Pesquisador da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.
Local
Evento híbrido – Online ou Presencial
IBPW – Rua João Ramalho, 146 – Perdizes. São Paulo, SP
Programação
09h00 | Abertura |
09h10 – 09h40 | Palestra 1 | Zeljko Loparic Título: A importância do estudo dos casos clínicos de Winnicott |
09h40 – 10h00 | Palestra 2 | Zeljko Loparic e Raquel Fernandes Silva Título: Apresentação da pesquisa sobre os casos clínicos de Winnicott |
10h00 – 10h20 | Debate |
10h20 – 10h50 | Palestra 3 | Zeljko Loparic Título:Comentário sobre o caso da Sra. X |
10h50 – 11h10 | Debate |
11h10 – 11h30 | Intervalo |
11h30 – 12h00 | Palestra 4 | Danit Zeava Falbel Pondé Título: Caso Cecil – um caso de menino deprivado com tendência antissocial |
12h00 – 12h20 | Debate |
12h20 – 14h00 | Almoço |
14h00 – 15h00 | Comunicação 1 | Adriana Pacchioni Título: A depressão de Olga e seus desdobramentos Comunicação 2 | Annelise de Souza Denzin Título: Um caso de falso si mesmo à luz de Winnicott Comunicação 3 | Erika Foresti Título: Identidades em Winnicott: Considerações sobre o Caso F.M. Comunicação 4 | Vanessa Dias dos Santos Título: Winnicott no caso Kathleen: o manejo e o papel do analista para além do setting tradicional |
15h00 – 15h40 | Palestra 5 | Saulo Cunha Título: Caso Bob – um caso de criança com esquizofrenia latente |
15h40 – 16h00 | Debate |
16h00 – 16h20 | Intervalo |
16h20 – 17h00 | Palestra 6 | Ricardo Telles de Deus Título: Caso B – um caso de paciente adulto esquizoide-depressivo |
17h00 – 17h20 | Debate |
17h20 | Encerramento |
Comunicação
Envie o seu trabalho para o email: comunicacao@ibpw.org.br
CRONOGRAMA:
Até 25/10/24 – envio dos trabalhos
Até 03/11/24 – divulgação da lista de trabalhos aceitos
Até 05/11/24 – data limite para a inscrição no evento dos participantes com trabalhos selecionados, caso ainda não estejam inscritos
REGRAS DE APRESENTAÇÃO:
- Aceitaremos comunicações sobre Winnicott, de preferência sobre o tema do Colóquio, mas não exclusivamente.
- Para submeter as comunicações, não será necessário fazer previamente a inscrição no Colóquio. Todos que tiverem seus trabalhos aprovados terão, no entanto, que efetuar suas inscrições para confirmar a participação até o dia 05/11/2024. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até 03/11/2024, neste site.
- Após o aceite do trabalho, não será permitida a troca do apresentador.
- Os outros autores, que desejarem estar presentes à apresentação do trabalho, deverão estar devidamente inscritos no Congresso.
- A apresentação acontecerá em mesa redonda, composta por três trabalhos, com 20 minutos para a apresentação. A distribuição nas mesas estará a critério da comissão organizadora do congresso.
- Somente receberão certificados os autores inscritos no Colóquio, mesmo que o trabalho tenha mais de um autor.
ESPECIFICAÇÕES PARA O ENVIO DO TRABALHO:
- mini currículo de até 10 linhas.
- resumo para avaliação de 200-500 palavras; documento Word 97 ou superior; formato: Times New Roman 12; entrelinha: 1,5. O argumento deve apresentar o problema central que motivou o estudo, as questões levantadas e reflexão teórica para responder ou discutir as questões apresentadas.
- resumo para Caderno de Resumos (caso o trabalho seja aceito): máximo de 100 palavras, seguindo as mesmas especificações.
COMUNICAÇÕES SELECIONADAS:
Comunicação 1 | Adriana Pacchioni
Título: A depressão de Olga e seus desdobramentos
Comunicação 2 | Annelise de Souza Denzin
Título: Um caso de falso si mesmo à luz de Winnicott
Comunicação 3 | Erika Foresti
Título: Identidades em Winnicott: Considerações sobre o Caso F.M.
Comunicação 4 | Vanessa Dias dos Santos
Título: Winnicott no caso Kathleen: o manejo e o papel do analista para além do setting tradicional