Apresentação
Winnicott foi um autor que tratou com profundidade da questão do paterna, especialmente sobre sua importância, sobre o valor de sua presença, de suas ações e de suas falhas. Este autor estudou o papel do pai desde o momento da concepção, passando pelas fases iniciais – quando o pai junto a mãe configura o ambiente total no qual um bebê habita – assim como em fases posteriores do amadurecimento.
Para Winnicott o pai não se restringe a um interventor do estágio edípico, e sim assume diferentes aspectos ao longo do amadurecimento pessoal. Antes mesmo de ele surgir dentro do triângulo edípico, ele já se encontra presente.
Na obra deste autor, o pai tem importância fundamental na adolescência, quando o indivíduo humano busca fundar sua própria família e encontra-se voltado para tornar-se um membro ativo na vida social.
Winnicott trouxe contribuições importantes para o entendimento do papel do pai apresentando perspectivas novas, diferentes das comumente apresentadas pela psicanálise tradicional.
A jornada deste ano pretende dialogar sobre o papel paterno e discutir como ele se encontra na atualidade a partir contribuição winnicottiana.
Programação
09h00 | Recepção |
09h15 – 09h45 | Palestrante: Claudia Dias Título: Considerações sobre a importância da presença do pai no amadurecimento infantil Mediador: Daniela Guizzo |
09h45 – 10h00 | Debate |
10h00 – 10h30 | Palestrante: Maria José Ribeiro Título: Falhas ambientais e a dicotomia entre o desenvolvimento intelectual e o emocional: Considerações sobre o papel do pai Mediador: Daniela Guizzo |
10h30 – 10h45 | Debate |
10h45 | Coffee-break |
11h00 – 11h30 | Palestrante: Felipe Cudizio Título: Um pai do presente Mediador: Caroline Ferrer |
11h30 – 11h45 | Debate |
11h45 – 12h15 | Palestrante: Roberto Cooper Título: Quem é esse pai winnicottiano? Mediador: Caroline Ferrer |
12h15 – 12h30 | Debate |
12h30 – 13h00 | Palestrante: Alvaro Jorge Madeiro Leite Título: O pai atrevido Mediador: Daniela Guizzo |
13h00 – 13h15 | Debate |
13h15 | Encerramento |
Mini currículos
Claudia Dias
Psicanalista. Atende em consultório particular desde 1992. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP com a dissertação: A presença do pai no processo de amadurecimento: um estudo sobre D. W. Winnicott e Doutora e Psicologia Clínica pela mesma universidade, com a tese: As falhas paternas em Winnicott. Professora e Supervisora didata da Escola Winnicottiana de Psicanálise do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). É autora de artigos sobre a teoria de Winnicott. Organizadora do livro E o pai? Uma abordagem winnicottiana, lançado em 2014 pela DWWeditorial.
Maria José Ribeiro
Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Diretora da Clínica IPPE (Uberlândia) e Colaboradora do IBPW. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2004), Mestre em Educação pela UNICAMP (1993), Aprimoramento em Psicopedagogia pela USP-RP (1989). Possui experiência de atuação principalmente nas seguintes áreas: psicologia clínica de orientação winnicottiana, saúde psíquica e educação, formação de psicólogos escolares e educadores, assessoria a instituições educacionais.
Felipe Cudizio
Médico pediatra, formado em medicina pela FMABC e em pediatria pela FMUSP. Com aperfeiçoamento em desenvolvimento pela UNIFESP. Cursou a formação em psicanálise Winnicottiana pelo IBPW. Atualmente atua na cidade de Fortaleza como pediatra geral, preceptor em pediatria pela UNICHRISTUS e em ambulatorial de pediatria do desenvolvimento e comportamento no IPREDE.
Roberto Howard Cooper
Médico, título de especialista em pediatria pela SBP, mestrado em saúde da família pela Universidade Estácio de Sá, professor no curso de medicina da Universidade Estácio de Sá nas cadeiras de pediatria e humanidades médicas. Autor do livro “A bula de cada criança”.
Alvaro Jorge Madeiro Leite
Pediatra com Doutorado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade. Federal de São Paulo (2000). Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Participou como convidado da David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) do III Curso de Liderança em Desenvolvimento Infantil, realizado na Harvard, em janeiro de 2014 e na UC Berkeley Hass School of Business do Curso “Avaliação de Impacto” (Berkeley-IDB Collaborative) de programas de intervenção na Primeira Infância realizada no Center for UC Berkeley. Coordenador do Ambulatório de Desenvolvimento e Comportamento da Infância do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará em cooperação com a Cooperativa dos Pediatras do Ceará (COOPED).
Resumos
Claudia Dias
Título: Considerações sobre a importância da presença do pai no amadurecimento infantil
Resumo: Pretendo examinar alguns aspectos sobre a importância da presença do pai no processo do amadurecimento da criança iluminando a especificidade de sua contribuição para a construção e manutenção da saúde emocional da mesma ao longo do amadurecimento. Saliento que o que cabe ao pai não se restringe ao papel de interventor/castrador, como teorizou Freud, à sua época, mas varia , assim como no caso da mãe, segundo as necessidades cambiantes que a criança e a mãe apresentam em cada uma das diferentes fases que compõem esse processo.
Maria José Ribeiro
Título: Falhas ambientais e a dicotomia entre o desenvolvimento intelectual e o emocional: Considerações sobre o papel do pai.
Resumo: Na perspectiva de Winnicott, o amadurecimento emocional abarca o desenvolvimento da inteligência, de acordo com as potencialidades e experiências de cada um. De acordo com o autor, não podemos falar de um intelecto doente, mas, sim, de uma doença psíquica, compreendida por ele como uma estagnação no crescimento. Em cada período do desenvolvimento infantil, o ambiente assume uma determinada importância, e as falhas ambientais têm consequências diferentes na linha do amadurecimento. O pai, figura fundamental na constituição do ambiente suficientemente bom para uma criança crescer, desempenha diferentes papeis no curso do desenvolvimento infantil. Um ponto a ser destacado aqui é o caso de crianças muito inteligentes, que usam em excesso a mente para suprir o papel do ambiente que se desadaptou precocemente da criança em algum momento do seu amadurecimento, com consequências como o split-off intelect ou uma adultização, a participação em questões da vida adulta com aparente independência do suporte paterno, às custas de prejuízos na espontaneidade e nas experiências típicas da infância que fornecem a verdadeira sustentação que os desafios da vida adulta vão exigir.
Felipe Cudizio
Título: Um pai do presente
Resumo: Uma questão que emerge na modernidade é a função e participação do pai na criação, cuidados e desenvolvimento da criança. Essa participação moderna do pai convive com contextos mais tradicionais e com os contextos ainda prevalentes de ausencia. Como a obra winnicottiana dialoga nesses tempos atuais em relação ao pai?
Roberto Howard Cooper
Título: Quem é esse pai winnicottiano?
Resumo: Nesta apresentação pretendo abordar a presença do pai nas consultas pediátricas mostrando alguns perfis diferentes e de que forma o pediatra pode contribuir para uma maior integração do pai nesse ambiente novo da chegada de um bebê.
Alvaro Jorge Madeiro Leite
Título: Em breve!
Resumo: Em breve!
Inscrição
Inscrições encerradas
Local
Evento híbrido.
Rua João Ramalho, 146 – Perdizes. São Paulo, SP