“UMA EXPERIÊNCIA PORTUGUESA COM APOIO GOVERNAMENTAL: O MANEJO DO SETTING COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIFÍCEIS”

 

“Uma experiência portuguesa com apoio governamental – O manejo do setting com crianças e adolescentes difíceis”

Apresentação da Psycoclínica – entidade privada de prestação de serviços, com áreas específicas de intervenção: Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional. (São 2 clínicas situadas no Centro de Portugal).

A Psycoclínica tem acordos/protocolos com a Segurança Social, que permite o acompanhamento de crianças e adolescentes, oriundos de famílias carenciadas, possibilitando um atendimento em diversas áreas técnicas e de longo prazo. Existe uma comunicação estreita com as escolas e famílias.

A Psycoclínica desenvolve também atividades de supervisão clínica; orientação de estágios curriculares e para acesso a ordem dos psicólogos portugueses; seminários, orientação aos pais: rastreios gratuitos; projetos sociais e comunitários. Os acompanhamentos são realizados na perspetiva teórica de Donald Winnicott e com estreita articulação da equipe Técnica e de outras entidades envolvidas.

Será feita uma breve ilustração de 2 casos clínicos à luz da teoria Winnicottiana, 1 criança e 1 adolescente, onde será relatado o Projeto: diminuindo o Ritalina! Trabalho em articulação estreita com psicóloga, psicomotricista e pedopsiquiatra.

Marli Ferreira (IBPW/Portugal) 

Psicóloga, Mestre em Psicoterapia e Psicologia Clínica, Especialização em Clínica e Sáude com especialização avançada em Psicoterapia pela OPP, Membro Filiado ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (aluna em formação no Centro Winnicott de São Paulo) e à IWA (International Winnicott Association), diretora da Psycoclínica em Albergaria-a-Velha e em Águeda desde 2002.Orientadora de estágios profissionais da OPP de estágios curriculares do ISMT. Supervisão clínica psicólogos e estagiários de psicologia.

 

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW)
Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?