I Jornada Winnicott e a Educação | Contribuições para a Psicologia Escolar e Educacional

Apresentação

 

A educação pública no Brasil é um território marcado por um grande contingente de estudantes em situação de sofrimento psíquico decorrente das mais diversas condições de vulnerabilidade. Mais do que em qualquer outro momento histórico, atualmente a escola brasileira está se havendo com dificuldades no manejo de estudantes que não respondem aos modos de condução dos processos de ensino que as instituições escolares desenvolveram ao longo de sua trajetória.
Neste cenário, a abordagem da saúde psíquica na escola pode se dar de modos radicalmente diferentes, pois a produção de conhecimento que orienta tais ações se origina de distintas fundamentações teórico-práticas.

A presente jornada baseia-se em uma compreensão dos processos de saúde e adoecimento decorrentes do acontecer humano em seu ambiente e sua história, buscando fomentar o debate em torno das ideias do pediatra e psicanalista D. W. Winnicott, cuja obra tem subsidiado práticas consistentes em diversas áreas do conhecimento como a clínica psicanalítica e a educação. Sua teoria do amadurecimento emocional humano proporciona a possibilidade de pensar sobre questões do cotidiano escolar alicerçadas na sua ampla vivência profissional, o que lhe permitiu organizar suas ideias de um modo fecundo, criativo e próximo à realidade das pessoas.

Com isso, a Jornada Winnicott e a Psicologia Escolar busca fortalecer a comunidade escolar e contribuir para o desenvolvimento de espaços de sensibilidade e sustentação para o trabalho em psicologia nas instituições educacionais.

Inscrições

 

*O evento será inteiramente online e a gravação ficará disponível por 30 dias.

 

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Programação

 

 

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Mini Currículo

 

Maria José Ribeiro é professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e atual diretora da Clínica IPPE (Uberlândia). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Aprimoramento em Psicopedagogia pela Universidade de São Paulo (1989).

 

Daniela Céspedes Guizzo Gomes da Silva é Psicóloga Clínica desde 1996 (UCDB- MS). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a dissertação “Winnicott e as origens da moralidade” em 2006. Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a tese “O Caso Piggle e as depressões infantis na psicanálise Winnicottiana” em 2011. Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Professora credenciada (IBPW). Analista e supervisora em consultório particular.

 

Flávio Del Matto Faria possui Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Especialização em Psicologia Clínica (CRP – 06). Especialização em Psicoterapia psicanalítica da pré-Adolescência e da Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicanalista, professor, orientador e supervisor clínico associado do Instituto Brasileiro de psicanálise Winnicottiana. Coordenador geral do Serviço de Atendimento Psicanalítico do IBPW.

 

Alan David Evaristo Panizzi psicólogo (2006) e Mestre em Educação (2016) pela Unochapecó. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (2021) pela EPPM. Atualmente cursa o quinto semestre da Formação Winnicottiana no IBPW. Atua como Psicólogo Escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC), campus Chapecó/SC desde 2008.