Apresentação
As Jornadas “Winnicott e a assistência social” do IBPW têm por objetivo iniciar o estudo contínuo das ideias de Winnicott sobre o trabalho social e a assistência social em geral, bem como sobre possíveis aplicações de suas ideias nas áreas de políticas públicas e de legislação sobre assuntos assistenciais. Winnicott foi um pediatra e psicanalista que revolucionou as teorias tradicionais da saúde e da doença ao elaborar: 1) uma teoria da saúde, em termos de processo de amadurecimento emocional e pessoal, essencialmente dependente de provisão social adequada às necessidades maturacionais de indivíduos e sociedades; 2) uma teoria da doença baseada em falhas de provisão ambiental – o ambiente podendo ser social (materno, parental, familiar, escolar, social e mesmo global), econômico, político ou cultural no sentido geral dessa palavra.
Essa iniciativa de promover Jornadas insere-se nos projetos do SACOM – IBPW, Iniciado em abril de 2023, o SACOM visa proporcionar a qualificação e suporte teórico e prático para agentes de cuidado social que trabalham em instituições públicas e particulares que promovem a saúde pessoal e emocional de indivíduos e grupos sociais. É considerado como alvo do SACOM o trabalho desenvolvido em creches, escolas, centros comunitários, serviços de acolhimento institucional e familiar, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, grupos de promoção de saúde mental, comunidades terapêuticas e hospitais. Nas sucessivas edições das Jornadas, serão propostas, entre outras, as seguintes atividades:
1) Pesquisa de textos de Winnicott que tratam dos assuntos das Jornadas.
2) Estudo desses textos no quadro da teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal, da socialização de indivíduos humanos e de seus respectivos ambientes facilitadores.
3) Especificação de tipos de problemas de amadurecimento pessoal e de socialização, aos quais se aplicam procedimentos de atendimento assistencial descrito por Winnicott.
4) Qualificação de um trabalhador social winnicottiano.
5) Atuação de trabalhadores sociais no contexto das práticas e instituições de saúde britânicas da época.
6) Detalhamento dos procedimentos mencionados.
7) Implicações para políticas públicas e legislação.
Esses estudos visam, em última instância, preparar a base para o diálogo entre as ideias de Winnicott – teórico do trabalho social (e ele mesmo trabalhador social confesso e aplicado), e as atividades desenvolvidas no Brasil nessa área. Por estes meios, esperamos mostrar que as ideias de Winnicott possuem um enorme potencial para o aprimoramento desse tipo de atendimento em nosso país.
Prof. Z. Loparic
Programação
08h50 – 09h00 | Abertura |
09h00 – 09h40 | Palestra Magna: Z. Loparic Título: A Assistência Social como extensão do manejo winnicottiano |
09h40 – 10h00 | Comentador: Saulo Araújo Cunha |
10h00 – 10h20 | Comentador: Maria José Ribeiro |
Modalidade: Presencial | |
10h20 – 10h30 | Debate Moderador:Raquel Fernandes |
10h30 – 10h40 | Intervalo |
10h40 – 11h10 | Palestrante 1: Conceição Aparecida Serralha Título: O ambiente facilitador na assistência social |
Modalidade: Online | |
11h10 – 11h20 | Debate Moderador:Lúcia Decot Sdoia |
11h20 – 11h50 | Palestrante 2: Roseana Garcia Título: Atendimento assistencial winnicottiano: O caso Ruth |
Modalidade: Presencial | |
11h50 – 12h00 | Debate Moderador: Telma Molina |
12h00 – 12h10 | Intervalo |
12h10 – 12h40 | Palestrante 3: Ricardo Muratori Título: O trabalho da comunidade terapêutica Enfance e o pensamento de Donald W. Winnicott: possíveis afinidades |
Modalidade: Presencial | |
12h40 – 12h50 | Debate Moderador: Raquel Fernandes |
Seção Práticas Inovadoras | |
12h50 – 13h20 | Palestrante 4: Débora Cristina Brissac Título: Projeto Acolher (Joinville): a teoria winnicottiana na qualificação de projetos sociais – uma parceria SACOM |
Modalidade: Presencial | |
13h20 – 13h30 | Debate Moderador: Telma Molina |
13h30 | Encerramento |
Mini Currículos
Conceição Aparecida Serralha
Pós-doutora em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy – UK – Buenos Aires (2018) e pela Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP) (2018); possui doutorado e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007; 2002). Docente aposentada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM (PPGP-UFTM). Psicanalista didata do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – IBPW, filiada à International Winnicott Association – IWA. Autora dos livros O ambiente facilitador winnicottiano: teoria e prática clínica e “Não atendo criança”: situações de risco para a não constituição do si mesmo individual. Dedica-se ao atendimento clínico e supervisões clínicas.
Débora Cristina Brissac
Estudante de Psicologia na faculdade da Região de Joinville – UNIVILLE, e aluna do curso de Formação Winnicotiana – IBPW. Profissional com 10 anos de experiência na coordenação de equipe pedagógica, e atendimento às famílias. Atualmente, oferece atendimento clínico supervisionado a crianças e adolescentes com necessidades de desenvolvimento complexas, no
âmbito do Projeto Acolher.
Ricardo Muratori
Psicólogo, psicoterapeuta com especializações na clínica e no desenvolvimento emocional infantil; formado em psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana; mestre em filosofia da psicanálise pela Unicamp com o trabalho “A elaboração do conceito de objeto subjetivo na obra de Donald W. Winnicott”, sob orientação do Prof. Dr. Zeljko Loparic.
Roseana Garcia
Analista Didata (IBPW). Presidente da International Winnicott Association (IWA/2022-2023). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP com a dissertação “A Tendência Antissocial em D.W. Winnicott” (2004). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP com a tese “A Agressividade na Psicanálise Winnicottiana” (2009). Especialista em Saúde Mental Infantil pela FCM/Unicamp (1994). Assessora acadêmica do IBPW. Professora e supervisora do IBPW. Artigos publicados: “O uso da consulta terapêutica na clínica da tendência antissocial” (2005), “O tratamento de crianças afastadas do convívio familiar” (2009), “Entrevista com Loparic”(2012), “A ética do cuidado e a sociedade democrática” (2013), Tendência antissocial em Winnicott: teoria e clínica (2014).
Zeljko Loparic
Professor-titular aposentado de filosofia da Unicamp. É fundador de várias instituições, nacionais e internacionais, entre elas da Sociedade Kant Brasileira (1989), do International Winnicott Association (2013) e do Instituto Winnicott, do qual é presidente (desde 2015). Em 2004, idealizou e iniciou, com Elsa Oliveira Dias, o Curso de Formação Winnicottiana, hoje ministrado internacionalmente. Em 2007, criou a DWWeditorial e a Livraria Piggle. Ao longo dos anos, lançou uma série de órgãos de publicação, tais como Natureza Humana e, mais recentemente, Boletim Winnicott no Brasil. Defende a tese da revolução winnicottiana na psicanálise e em outras áreas da saúde. A totalidade de suas obras publicadas e a sua cronologia são acessíveis via Acervo Loparic.
Resumos
Conceição Aparecida Serralha
Título: O ambiente facilitador na assistência social
Resumo: PWinnicott afirma que o “segurar” (holding), que inicialmente, na fase intrauterina, é físico, vai se ampliando gradualmente até abarcar a função da família e conduzir à ideia do trabalho social que pode ser encontrado na raiz da assistência social. A partir desse pensamento, nesta conferência pretendo discutir os desafios que o exercício da assistência social passa a ter quando se compromete com a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott, visando a um cuidado ambiental, uma vez que esse cuidado se distancia de um cuidado padronizado, técnico e impessoal.
Débora Cristina Brissac
Título: Projeto Acolher (Joinville): a teoria winnicottiana na qualificação de projetos sociais – uma parceria SACOM
Resumo: Meu trabalho apresentará uma Instituição sem fins lucrativos que há 25 anos atende crianças em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Joinville-SC. Procurando atuar nos moldes do que Winnicott descreve como Atendimento de Casos, a Instituição recebe cerca de 250 crianças diariamente, e está organizada formalmente em Creche e Contraturno escolar, dentre outras atividades esportivas e culturais. De posse da Teoria do Amadurecimento Individual de Winnicott descrevo como diferenciar uma Unidade Escolar de um Ambiente Reparador. Com base nessa perspectiva, apresentarei a Instituição como uma extensão do lar “Suficientemente Bom” descrito por Winnicott, e como ambiente facilitador para a retomada do desenvolvimento.
Descreverei ainda o papel da equipe, seu perfil e treinamento necessário para que o trabalho
aconteça de forma a permitir a livre expressão das crianças, com continência, porém sem julgamentos ou retaliações, tornando possível o estabelecimento de uma relação de confiança
baseada na compreensão e acolhimento, oferecendo uma resposta saudável aos pedidos de ajuda das crianças deprivadas.
Ricardo Muratori
Título: O trabalho da comunidade terapêutica Enfance e o pensamento de Donald W. Winnicott: possíveis afinidades
Resumo: O objetivo deste trabalho é o de tentar uma aproximação conceitual entre o conhecimento desenvolvido através da experiência de trabalho em uma instituição psiquiátrica, a saber, a Comunidade Terapêutica Enfance, e o pensamento de Donald W. Winnicott. A ambientoterapia, método desenvolvido nessa instituição, toma as relações humanas comuns e o tratamento humanizado ao paciente, como base para o trabalho, posições estas também defendidas por esse psicanalista. Os conceitos de ambiente e manejo são igualmente essenciais, tanto na prática desenvolvida naquela instituição, quanto na teoria e na clínica winnicottianas. Faço aqui uma apresentação desses dois conceitos, à luz dessas duas vertentes de trabalho. O estudo possibilita constatar que um importante fator comum entre elas é a preocupação com a ética nas relações entre os indivíduos, mostrando-se fundamental no tratamento e, mesmo, na prevenção de distúrbios psíquicos.
Roseana Garcia
Título: Atendimento assistencial winnicottiano: O caso Ruth
Resumo: Em breve!
Zeljko Loparic
Título: A Assistência Social como extensão do manejo winnicottiano
Resumo: Em breve!
Inscrição
Valores:
Filiado: R$80,00
Estudante: R$100,00
Profissional: R$145,00
Local
Online
Rua João Ramalho, 146 – Perdizes. São Paulo, SP