Curso de Formação Winnicottiana

I. Histórico

O atual Curso de Formação Winnicottiana do IBPW é uma versão revista do Curso de Formação em Psicanálise Winnicottiana criado por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic em 2004. A estrutura e o conteúdo do Curso em sua forma inicial foram baseados em resultados de suas pesquisas obtidas a partir de 1993 na UNICAMP e na PUC-SP, onde fundaram, em 1995, o Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GFPP/PUC-SP). A revisão mencionada tornou-se possível e fez-se necessária em vista das pesquisas posteriores na Escola Winnicottiana de São Paulo, que puseram em evidência as diferentes modalidades da clínica winnicottiana, tanto as herdeiras da análise padrão freudiana, como as de criação winnicottiana, que realizavam trabalho não analítico em termos de manejo e suas extensões (atendimento assistencial psiquiátrico e trabalho social em geral).

II. Objetivo

O curso visa a formar terapeutas e analistas no quadro do paradigma winnicottiano.

III. A quem se destina

O Curso está aberto aos profissionais de todas as áreas abrangidas pela prática clínica ou interesses terapêuticos de Winnicott – psicologia, pediatria, psiquiatria, psicanálise e serviço social – para as quais ele elaborou, ou pelo menos esboçou, projetos de formação. Também se destina a profissionais da educação e demais interessados no saber winnicottiano.

Os candidatos que não possuem formação em Psicologia e experiência em atendimento clínico e foram aceitos para o Curso de Formação Winnicottiana deverão cumprir o processo de adequação curricular do IBPW.

IV. A adequação curricular

Alunos do Curso de Formação Winnicottiana que não possuem formação superior em Psicologia devem cumprir o processo de adequação curricular obrigatória, que consiste em:

  1. 120 horas de análise pessoal com analistas credenciados pelo IBPW antes da defesa do TCC.
  2. Tendo cursado a Disciplina 4 – Clínica winnicottiana – da Formação, o aluno poderá matricular-se também nos Seminários de Supervisão em Grupo, na modalidade de aluno ouvinte, participando de 15 (quinze) supervisões, com o desconto de 50% na mensalidade da segunda disciplina.
  3. Após o cumprimento do item 2, o aluno em adequação deverá inscrever-se no Serviço de Atendimento em Psicanálise (SAP/SACOM) na condição de aluno-terapeuta. No SAP, deve cumprir 30 horas de supervisão de um único paciente, com um dos supervisores deste serviço. Cumpridas as trinta horas, fica a critério do supervisor avaliar se o aluno poderá iniciar as disciplinas da Parte Clínica do Curso de Formação (os Seminários de Supervisão em Grupo) na condição de aluno regular. Em caso negativo, a Presidência do IBPW irá estipular um novo prazo para a qualificação deste aluno.

Observação: A supervisão obrigatória de um único paciente pode ser feita fora do SAP por um supervisor da lista de supervisores credenciados pela Coordenação do IBPW, devendo o aluno cumprir, nesta modalidade, 20 horas de supervisão.

V. Proposta Teórico-Pedagógica

O Curso é baseado em pesquisas dos fundadores do IBPW e seus alunos e colaboradores, iniciadas há 30 anos, que permitiram reconstruir as contribuições de Winnicott como um novo paradigma no campo da saúde mental. Incorporando as melhores tradições acadêmicas, essa proposta vale-se de experiências de ensino colhidas ao longo desses anos.

VI. Estrutura do Curso

  1. Parte Teórica: composta por 4 disciplinas, D1 a D4, ministradas cada uma em 15 aulas por semestre letivo, totalizando 60 aulas (180h, 1/3 do curso), onde serão estudados os elementos centrais do paradigma winnicottiano: a teoria do amadurecimento, da patologia e da clínica;
  2. Parte Teórico-Clínica: composta por 4 disciplinas, D5 a D8, ministradas cada uma em 15 aulas por semestre letivo, totalizando 60 aulas (180h, 1/3 do curso), dedicada ao estudo dos casos clínicos de Winnicott como ilustrações do paradigma winnicottiano;
  3. Parte Clínica: composta por 4 Seminários de Supervisão em Grupo (disciplinas D9 a D12), ministrados cada um em 15 aulas por semestre letivo, totalizando 60 aulas (180h, 1/3 do curso). Nesta Parte, são supervisionados os relatórios clínicos de alunos, elaborados usando-se como modelo os casos clínicos de Winnicott, estudados na Parte Teórico-Clínica da Formação.
  4. TCC: após cursar todas as disciplinas da Parte Teórica, o aluno poderá iniciar a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Este confere ao aluno o título de terapeuta winnicottiano. Para maiores informações sobre o TCC, o aluno deve consultar a Secretaria acadêmica do Instituto.
  5. ECC: Após defender o TCC, o aluno poderá, se aprovado para tanto, iniciar a elaboração do Estudo de Caso Clínico (ECC). Este confere ao aluno o título de analista winnicottiano. Para maiores informações sobre a estrutura do ECC, o aluno deve consultar a Secretaria acadêmica do Instituto.

VII. Grade curricular

D1: Fundamentos da clínica winnicottiana: teoria do amadurecimento
D2: Patologia maturacional I: distúrbios pré-EU SOU (psicoses)
D3: Patologia maturacional II: deprivações e distúrbios pós-EU SOU
D4: Clínica winnicottiana

D5: Seminário teórico-clínico I: Articulações do paradigma winnicottiano
D6: Seminário teórico-clínico II: Casos clínicos breves de Winnicott I
D7: Seminário teórico-clínico III: O caso Piggle
D8.A: Seminário teórico-clínico IV: Casos clínicos breves de Winnicott II (ofertado em anos ímpares)
D8.B: Seminário teórico-clínico IV: O caso B (ofertado em anos pares)

D9: Seminário de Supervisão em Grupo I
D10: Seminário de Supervisão em Grupo II
D11: Seminário de Supervisão em Grupo III
D12: Seminário de Supervisão em Grupo IV

VIII. Duração:

Duração mínima de 4 anos e máxima de 6 anos. O TCC deverá ser defendido no prazo indicado no manual de elaboração e no Regimento do Curso de Formação.

IX. Possibilidades de conclusão do Curso de Formação

1. Conclusão das Disciplinas em 4 anos

Parte Teórica 3º Ano 4º Ano
1º Ano 2º Ano Parte Teórico-clínica Parte Clínica Parte Teórico-clínica Parte Clínica
Quartas Segundas Terças Sextas Quartas Sextas
1º Semestre FCW Pato II STC I SSG I STC III SSG III
2º Semestre Pato I CW STC II SSG II STC IV SSG IV
Horário 18h30 – 21h30 18h30 – 21h30 18h30 – 21h30 09h30 – 12h30 09h30 – 12h30 09h30 – 12h30

2. Conclusão das Disciplinas em 6 anos

Parte Teórica Parte Teórico-clínica Parte Clínica
1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano 6º Ano
Quartas Segundas Terças Quartas Sextas Sextas
1º Semestre FCW Pato II STC I STC III SSG I SSG III
2º Semestre Pato I CW STC II STC IV SSG II SSG IV
Horário 18h30 – 21h30 18h30 – 21h30 18h30 – 21h30 09h30 – 12h30 09h30 – 12h30 09h30 – 12h30

X. Estrutura das aulas de disciplinas

Com carga horária de 3h semanais, as aulas são presenciais para alunos que residem na Grande São Paulo. Para alunos de outros lugares no Brasil ou no exterior, será ofertada a modalidade online síncrona. Não ofertamos a gravação posterior delas.

É necessária a ciência de que o candidato aprovado se organize para participar das aulas em tempo real, com 100% de participação em 75% do semestre. As aulas são expositivas, com dois períodos reservados para perguntas e discussão do tema abordado. Para os participantes da modalidade online é obrigatório o uso de câmeras abertas durante toda a aula para validação de presença.

XI. Material didático

Para a apresentação sequencial e ordenada dos pontos centrais, teóricos e práticos do paradigma winnicottiano, são utilizados textos da obra de Winnicott, cuja bibliografia é disponibilizada com antecedência na plataforma de comunicação da Turma.

Os textos de Winnicott indicados na bibliografia podem ser acessados em inglês e português pelo Winnipooh, ferramenta de busca desenvolvida pelo IBPW, ou pelo acesso aos Collected Works de Winnicott na edição de Oxford. Pode-se utilizar, igualmente, artigos inéditos escritos por nossos professores, que versam sobre a temática das aulas.

XII. Aprendizado Almejado

Esperamos que todos aqueles que se juntam a nós buscando conhecer o que há de importante e novo nas contribuições de Winnicott à teoria e a clínica dos distúrbios do processo de amadurecimento, encontrem nele soluções inovadoras e que, dinamizando a pesquisa, possam enriquecer o seu conhecimento da Natureza Humana e suas manifestações sadias no tempo.

Inscrição

Inscreva-se aqui

Pré-requisitos

  • Ter concluído curso superior; 
  • Passar por entrevista de seleção. 

Corpo docente

Acesse aqui

Valores

Inscrição no processo seletivo: R$ 235,00 (parcela única) 

Matrícula: R$ 904,00 (semestral) 

Parte teórica: R$ 5.528,35 (valor total do investimento por semestre) 

Filiação: R$828,00 (anual)

Regimento

Em breve

Depoimentos de alunos e ex-alunos

Psicóloga

A jornada de formação de um profissional é muito singular e é verdade que a busca por conhecimento não se esgota quando se tem satisfação pelo o que é encontrado. Desde a graduação, o contato com a teoria winnicottiana me inspirou a conhecê-la mais e conquistar isso por meio do IBPW tem sido muito gratificante. A estrutura do curso, os diálogos e reflexões em aula com amigos e professores enriquecem minha compreensão teórica e a experiência clínica. Hoje, tenho um novo olhar para o indivíduo conquistado pelo contato com a Teoria do Amadurecimento Emocional.

Tatiana Goulart

Psicóloga

O percurso da Formação Winnicottiana sem dúvidas é complexo. Contudo, a amplitude teórico-clínica que percebo em minha caminhada profissional no decorrer dos estudos é imensa. E obviamente atinge também meu amadurecimento pessoal. Com certeza a palavra Integração se mostra presente nesta experiência.

Sumaya R. R. Teles de Menezes

Psicólogo

Acredito que o curso de formação no centro Winnicott esteja sendo um divisor de águas em minha trajetória como psicólogo, uma vez que ele apresenta um panorama extremamente consistente no que se refere à obra de Winnicott, abordando os seus conceitos não apenas na grandeza de sua amplitude, mas também na radicalidade de suas perspectivas, de modo que, ao mesmo tempo, sinto usufruir do alcance de uma visão de conjunto, como também me percebo guiado, de um modo rigoroso e seguro, pelos caminhos inaugurais originados por seu pensamento.

João Paiva

Psiquiatra

Tenho muito a agradecer ao curso de formação do IBPW. As aulas visivelmente têm um cuidado no preparo, com conteúdos claros e professores abertos a discussões. Minha relação com meus pacientes, que me procuram com tanto sofrimento, ganhou mais sentido e melhor compreensão. Sinto-me mais próxima e mais conectada a eles. Meu crescimento pessoal e profissional foi imenso, além dos grandes amigos que conquistei aqui dentro. Aquele acolhimento, que tanto me proponho a oferecer àqueles que sofrem, recebi aqui, somado a grandes doses de conhecimentos com professores que são excepcionais.

Lídia Nakamura

Fonoaudióloga

Formação do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, cujos módulos – muito bem dimensionados – vão nos introduzindo passo a passo, com cuidado e segurança, na revolução winnicottiana, aparentemente simples e óbvia, mas, na realidade, tão profunda, apaziguadora dos nossos maiores anseios de conhecimento.

Eliana Maria Nigro Rocha