Minicurso | Pensando sobre crianças: O manejo winnicottiano na clínica com crianças

Apresentação

Ementa
Apresentação dos conceitos centrais da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott e dos principais casos que ilustram o manejo clínico do autor no atendimento de crianças.

Justificativa
O atendimento clínico de crianças requer uma formação ampliada que não pode ser suprida unicamente pelo conhecimento teórico da técnica psicanalítica. É preciso levar em consideração as exigências atuais para o atendimento de crianças, como a ascendente intervenção medicamentosa, o número excessivo de diagnósticos de transtornos de aprendizagem, novas terminologias em relação à sexualidade, intercorrências diversas no pós-pandemia, pais confusos e sobrecarregados, entre tantas questões que poderíamos assinalar.
O legado teórico de D. W. Winnicott, assim como sua vasta experiência clínica, segue atual, passados 51 anos de seu falecimento. Ele deixou por escrito relatos de seus atendimentos clínicos como um recurso didático relacionado ao manejo no atendimento de crianças, extremamente válido tanto para a reflexão acerca dos problemas atuais como da prática clínica da infância.
Winnicott também viveu o tumulto dos anos de guerra e trabalhou durante quarenta anos no Hospital Infantil de Paddington Green, tendo atendido em torno de 60.000 crianças e suas famílias, o que lhe proporcionou uma vasta experiência profissional. Isso lhe possibilitou o contato com escolas, professores e pais, agentes de saúde, profissionais do meio jurídico, do meio governamental, assistentes sociais, dentre outros.
Daí a importância de resgatarmos o arcabouço teórico de Winnicott, destacando suas habilidades no manejo do atendimento de crianças na sua clínica, procurando relacionar sua teoria com os casos clínicos por ele relatados e com os desafios atuais do trabalho clínico com crianças.

Objetivo Geral
Proporcionar um curso voltado para o atendimento de crianças na perspectiva da teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott e seu manejo na clínica infantil.

Objetivos Específicos
– Breve apresentação da teoria do amadurecimento emocional de Winnicott e do diagnóstico dos distúrbios nessa perspectiva.
– O manejo na clínica winnicottiana.
– Apresentação de casos clínicos de Winnicott.
– Temas atuais no trabalho clínico com crianças.

Coordenação: Dra. Daniela Guizzo

Programação

Aulas às quintas-feiras das 20h00 às 22h00.

Aula 1 – 11/05/2023
Conceitos básicos da Teoria do Amadurecimento.
Daniela Guizzo e Priscila Dib

1. A teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott.
1.1 O ambiente facilitador
1.2 A tendência inata à integração
1.3 A existência psicossomática: o soma, a psique e a mente.
1.4 Os estágios do amadurecimento
1.4.1 Dependência absoluta
1.4.2 Dependência relativa
1.5 O diagnóstico na perspectiva da teoria do amadurecimento emocional humano. As falhas ambientais.

 

Aula 2 – 18/05/2023
Conceitos sobre o manejo e o brincar.
Daniela Guizzo e Silvia Boccaletti

2. O manejo na clínica winnicottiana
2.1 O primeiro contato com os pais e com a criança
2.2 As consultas terapêuticas e o jogo do rabisco
2.3 O brincar
2.4 Análise sob demanda

 

Aula 3 – 25/05/2023
Psicose infantil (Bob).
Daniela Guizzo e Silvia Boccaletti

3. Casos e temas selecionados
3.1 Esquizofrenia infantil – Caso Bob

 

Aula 4 – 01/06/2023
Depressão infantil (Mark).
Daniela Guizzo

4. Depressões infantis – Caso Mark

 

Aula 5 – 15/06/2023
Tendência antissocial (Ruth).
Daniela Guizzo e Priscila Dib

5. Tendência antissocial – Caso Ruth

 

Aula 6 – 22/06/2023
Intercorrências no processo de escolarização.
Maria José Ribeiro

6. Intercorrências no processo de escolarização

 

Aula 7 – 29/06/2023
Aula final.
Daniela Guizzo, Maria José Ribeiro, Priscila Dib, Silvia Boccaletti

7. Aula final, dúvidas e supervisão coletiva

Expositoras

Profª. Drª. Daniela Guizzo
Psicóloga Clínica desde 1996 (UCDB – MS). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a dissertação “Winnicott e as origens da moralidade” em 2006. Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a tese “O Caso Piggle e as depressões infantis na psicanálise winnicottiana” em 2011. Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Professora credenciada (IBPW). Analista e supervisora em consultório particular.

Profª. Drª. Maria José Ribeiro
Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e atual diretora da Clínica IPPE (Uberlândia). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Aprimoramento em Psicopedagogia pela Universidade de São Paulo-RP (1989). Tem experiência na área Clínica e da Educação, com ênfase em desenvolvimento emocional e ensino-aprendizagem, tendo atuado principalmente nas seguintes áreas: psicologia escolar e educacional, saúde psíquica e educação, psicanálise winnicottiana e desenvolvimento humano.

Profª. Priscila Dib
Psicóloga Clinica e Bacharel pela PUC – RJ com especialização em Intervenção Precoce pelo Instituto Sedes e especialização na Psicanálise Winnicottiana pelo IBPW

Profª. Silvia Boccaletti
Psicanalista, professora colaboradora do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e da International Winnicott Association (IWA). Pós-graduada em Análise Bioenergética pela Sociedade de Análise Bioenergética do Rio de Janeiro (SABERJ), onde também foi professora de Desenvolvimento Infantil. Fonoaudióloga e psicomotricista formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR) e pós-graduada em Psicomotricidade pelo Grupo de Atenção e Conscientização Terapêutica (GACT). Tem 40 anos de experiência clínica, atendendo em consultório particular e na área social. Desenvolveu o projeto Conviver, que auxilia professores e crianças na área de educação e no desenvolvimento infantil. Autora de histórias infantis. Seu último livro foi escrito durante a pandemia e dedicado à sua neta de 3 meses, em uma conversa (silenciosa) sobre o afastamento forçado.

Inscrições

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Taxa de inscrição: R$ 30,00
Investimento por aula: R$ 120,71 (02 horas)
Total do investimento (7 aulas):  R$ 840,00
Modalidade de pagamento: À vista ou em 3 vezes no boleto.
Telefone para informações: (11) 3676-0635, (11) 9 9611-4805
E-mail: academico@ibpw.org.br

O minicurso será gravado e a gravação ficará disponível por 30 dias após o fim do curso, sendo automaticamente retirada do ar após o prazo estipulado.

O certificado será enviado para os alunos que tiverem ao mínimo 75% de presença.

 

Bibliografia

Aula 1 – Conceitos básicos da Teoria do Amadurecimento 

Dias, Elsa O. (2003) A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott, Rio de Janeiro, Imago.

Winnicott, D. W.  (1983). A integração do ego no desenvolvimento da criança. In: D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação: Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

______. (2000). A posição depressiva no desenvolvimento pessoal normal. In: D. W. Winnicott, Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1997). O primeiro ano de vida: uma nova visão sobre o desenvolvimento emocional. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.

 

Aula 2 – Conceitos específicos sobre manejo

Dias, Elsa O. (2008). A teoria winnicottiana do amadurecimento como guia da tarefa analítica. Natureza Humana, v. 10, p. 29-45.

___________. (2008). O uso da interpretação na clínica do amadurecimento. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 11, p. 588-599.

___________. (2015). Interpretação e manejo na clínica winnicottiana. São Paulo: DWW Editorial.

___________ . (2021). As competências do analista winnicottiano. São Paulo: DWW Editorial.

Loparic, Zeljko (2010). Winnicott clínico. Natureza Humana, 12(2).

Winnicott, D. W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1975). O brincar: uma exposição teórica. In: D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

_______. (1984). O jogo do rabisco. In D. Winnicott. Explorações Psicanalíticas (pp. 230-243). Porto Alegre: Artes Médicas.

______. (1983). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In: D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

 

Aula 3 – Psicoses infantis 

Dias, Elsa O. (1998). A teoria das psicoses em D. W. Winnicott. Tese de doutorado, PUC, São Paulo.

Winnicott, D. W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago. Caso Bob.

______. (2000). Psicose e os cuidados maternos. In: D.W.Winnicott, Textos selecionados: Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1997): Consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança. In: D.W.Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.

______. (1983). Os doentes mentais na prática clínica. In: D.W.Winnicott, O ambiente e os processos de maturação: Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

______. (1997). Os efeitos da psicose sobre a vida familiar. In: D.W.Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.

 

Autismo

Araújo, Conceição S. (2003). Winnicott e a etiologia do autismo: considerações acerca da condição emocional da mãe. Estilos da Clínica, Instituto de Psicologia-USP, v. VIII, n.14, p. 146-163.

_________________. (2003). O autismo na teoria do amadurecimento de Winnicott. Natureza Humana, EDUC-SP, v. 5, n.1, p. 39-58.

Dias, Elsa O. (1998): A teoria das psicoses em D. W. Winnicott. Tese de doutorado, PUC, São Paulo.

Winnicott, D.W. (2000). Psicose e os cuidados maternos. In: D.W.Winnicott, Textos selecionados: Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

____. (1997). Os efeitos da psicose sobre a vida familiar. In: D.W.Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.

____ . (1997). A etiologia da esquizofrenia em termos do fracasso adaptativo. In D.W.Winnicott, Pensando sobre crianças. Porto Alegre, Artes Médicas.

____ . (1997).  Pensando sobre crianças. Porto Alegre, Artes Médicas.

____ . (1997).  Autismo. In D.W.Winnicott, Pensando sobre crianças. Porto Alegre, Artes Médicas.

 

Aula 4 – Depressões infantis

Guizzo, Daniela. (2011) O caso Piggle e as depressões infantis na psicanálise winnicottiana. Tese de doutorado. PUC-SP.

Winnicott, D. W. (1983). Os doentes mentais na prática clínica. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

______. (1989) O valor da depressão. In D. W.Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes.

______. (1994). A loucura da mãe tal como aparece no material clínico como fator estranho ao ego. In D. Winnicott. Explorações Psicanalíticas (pp. 289-292). Porto Alegre: Artes Médicas.

Moraes, Ariadne A. R. Engelberg de. (2014). Depressão na obra de Winnicott. São Paulo: DWW Editorial.

 

Aula 5 – Tendência antissocial

Garcia, Roseana M. (2004). A tendência anti-social em D. W. Winnicott. Dissertação de mestrado, PUC-SP.

__________________. (2005). O uso da consulta terapêutica na clínica da tendência anti-social. Revista Natureza humana. [online]. 2005, vol.7, n.1, pp. 209-234.

__________________. (2009). O tratamento de crianças afastadas do convívio familiar. Winnicott e-prints [online]. 2009, vol.4, n.1e2, pp. 1-11.

Winnicott, D. W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago.

Casos Ruth.

_____ . (1984). A tendência anti-social. In D.W.Winnicott, Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes.

 

Aula 6 – Intercorrências no processo de escolarização

Ribeiro, Maria José. (2008). O início das vivências escolares: contribuições da obra do psicanalista D. W. Winnicott. Aprender (Vitória da Conquista), v. 11, p. 155-177.

_________________. (2009). Reflexões sobre educação e experiência cultural em D. W. Winnicott. In: Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo-SP.

_________________. (2012). O desenvolvimento emocional e a psicologia escolar/educacional: contribuições de D. W. Winnicott. In: Elsa Oliveira Dias. (Org.), Relendo a psicanálise com Loparic. (pp. 219-234). São Paulo: DWW Editorial.

________________. (2014). Considerações sobre o desenvolvimento excessivo da inteligência na criança e o papel do pai na dependência relativa. In: Claudia Dias Rosa. (Org.), E o pai? uma abordagem winnicottiana. (pp. 107-126). São Paulo: DWW Editorial.

________________. (2000). A mente e sua relação com o psicossoma. In D. W. Winnicott, Textos selecionados: Da pediatria à psicanálise (pp.332-346). Rio de Janeiro: Imago.

________________. (1979). A mãe, a professora e as necessidades da criança. In D.W.Winnicott, A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar.

________________. (1999). O aprendizado infantil.  In D.W.Winniccot, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes.

 

Referências Bibliográficas

Winnicott, D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1979). A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar.

Winnicott, D. W. (1983). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

Winnicott, D. W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D.W. (1987). The Piggle: o relato psicanalítico de uma menina. Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott, D. W. (1994). Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas.

Winnicott, D. W. (1997). A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.

Winnicott, D. W. (1999). Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes.

Winnicott, D. W. (1999). Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes.

Winnicott, D. W. (2000). Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?