Apresentação
Ementa
Apresentação dos conceitos centrais sobre consultas terapêuticas e o jogo do rabisco, assim como dos principais casos que ilustram o manejo clínico de Winnicott no atendimento de crianças em consultas terapêuticas.
Justificativa
Para Winnicott a consulta terapêutica se refere à aplicação da psicanálise na psiquiatria infantil. Sua experiência em mais de três ou quatro décadas de análise com crianças o conduziu a uma área específica em que, de acordo com ele, a psicanálise pode ser aplicada na prática da psiquiatria infantil, englobando assim a psicanálise em termos econômicos.
Para este autor, o jogo dos rabiscos é um meio de se conseguir entrar em contato com a criança. Winnicott escreveu que o que acontece no jogo e em toda entrevista depende da utilização feita da experiência da criança, incluindo o material que se apresenta. Para se utilizar a experiência mútua, deve-se ter em conta à teoria do desenvolvimento maturacional da criança e o relacionamento desta com o ambiente que a cerca.
No livro Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil Winnicott nos apresenta vários casos nos quais crianças foram encaminhadas para ele para uma reavaliação de seus possíveis diagnósticos. O livro apresenta uma brilhante introdução feita pelo próprio autor englobando os principais conceitos da teoria do amadurecimento, assim como uma série de ilustrações de jogos dos rabiscos.
Atualmente há um expressivo aumento no atendimento de crianças, assim como uma hiperdiagnose e hipermedicalização. Estudar estes conceitos criados por Winnicott é fundamental para o trabalho clínico com crianças. São instrumentos imprescindíveis na atualidade para o estabelecimento de um olhar mais ampliado sobre saúde e doença na infância.
Objetivo Geral
Proporcionar um curso voltado para o atendimento de crianças visando o conhecimento do manejo winnicottiano em consultas terapêuticas e em jogos do rabisco.
Objetivos Específicos
– Breve apresentação da história de Winnicott e da teoria do amadurecimento.
– Apresentação do manejo de Winnicott em Consultas Terapêuticas.
– Apresentação do Jogo do rabisco.
– Estudo de casos clínicos que envolvam Consulta Terapêutica e Jogo do Rabisco.
– Estudos de casos levados pelo corpo docente.
– Discussão clínica.
Coordenação: Dra. Daniela Guizzo
Programação
Aulas mensais, as quintas-feiras – das 19hs às 21hs – em 20/03, 17/04, 29/05 e 26/06/2025. Totalizando 8hs.
Aula 1 – 20/03/2025
Winnicott: pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista.
Roseana Garcia.
Aula 2 – 17/04/2025
Caso Robin.
Daniela Guizzo.
Aula 3 – 29/05/2025
Casos da clínica particular.
Daniela Guizzo.
Aula 4 – 26/06/2025
Caso Ada.
Roseana Garcia.
Expositoras
Daniela Guizzo
Psicóloga Clínica desde 1996 (UCDB – MS). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a dissertação “Winnicott e as origens da moralidade” em 2006. Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com a tese “O Caso Piggle e as depressões infantis na psicanálise winnicottiana” em 2011. Psicanalista pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Professora credenciada (IBPW). Analista e supervisora em consultório particular.
Roseana Garcia
Analista Didata (IBPW). Presidente da International Winnicott Association (IWA/2022-2023). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP com a dissertação “A Tendência Antissocial em D.W. Winnicott” (2004). Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP com a tese “A Agressividade na Psicanálise Winnicottiana” (2009). Especialista em Saúde Mental Infantil pela FCM/Unicamp (1994). Assessora acadêmica do IBPW. Professora e supervisora do IBPW. Artigos publicados: “O uso da consulta terapêutica na clínica da tendência antissocial” (2005), “O tratamento de crianças afastadas do convívio familiar” (2009), “Entrevista com Loparic”(2012), “A ética do cuidado e a sociedade democrática” (2013), Tendência antissocial em Winnicott: teoria e clínica (2014).
Inscrições
Valores
Filiado: R$ 406,00
Estudante: R$ 465,00
Profissional: R$ 581,00
O minicurso será gravado e a gravação ficará disponível por 30 dias após o fim do curso.
O certificado será enviado para os alunos que tiverem ao mínimo 75% de presença (tanto remotamente, quanto on-line).
Bibliografia
Winnicott, D. W. (1979). A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar.
Winnicott, D. W. (1983). O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.
Winnicott, D. W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1994). Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas.
Winnicott, D. W. (1997). A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1999). Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1999). Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (2000). Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.