São Paulo – 1o Semestre de 2019

    Fundamentos da clínica winnicottiana: A teoria do amadurecimento

    Ementa:

    Esta disciplina visa a apresentar a teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal, da socialização e do desenvolvimento instintual. Serão explicitadas, de início, as linhas gerais do processo e, em seguida, as tarefas e conquistas de cada um dos 5 períodos e 17 estágios, percorrendo o processo desde o estágio de dependência absoluta até a idade adulta. Trata-se da parte central do paradigma winnicottiano, que serve de fundamento para a sua teoria dos distúrbios maturacionais (patologia maturacional), e das práticas clínicas no campo da psicanálise e de outras áreas da saúde.


    Programação
    Aula: 1
    29 de January de 2019
    As tarefas na dependência absoluta I: temporalização e espacialização
    Com: Alfredo Naffah Neto

    Aula: 2
    30 de January de 2019
    As tarefas na dependência absoluta II: alojamento da psique no corpo
    Com: Alice McCaffrey Busnardo

    Patologia maturacional 1: As psicoses e os distúrbios psicossomáticos

    Ementa:

    A presente disciplina oferecerá, inicialmente, uma caracterização geral da patologia maturacional winnicottiana à luz da teoria do amadurecimento. Em seguida, desenvolverá o estudo dos distúrbios maturacionais de caráter psicótico, entendidos como organizações defensivas contra as interrupções do processo de amadurecimento decorrentes de privação ambiental no período anterior à constituição da unidade pessoal como um EU SOU. Serão estudados, ainda, os distúrbios psico-somáticos relacionados às falhas ambientais dos diferentes estágios desse mesmo período.


    Programação
    Aula: 3
    31 de January de 2019
    Classificação winnicottiana dos distúrbios maturacionais
    Com: Caroline Vasconcelos Ribeiro

    Winnicott na história da psicanálise

    Ementa:

    Na presente disciplina será estudada, em primeiro lugar, a história da psicanálise à luz dos debates de Winnicott com dois grupos de seus predecessores ou interlocutores contemporâneos: 1) os psicanalistas de linhagem freudiana (Freud, Klein, Bion, Lacan) e 2) os dissidentes ou independentes (Jung, Ferenczi, Balint). Em segundo lugar, serão examinadas as incursões críticas e contribuições positivas de Winnicott nas áreas de pediatria, psiquiatria infantil e de adultos, assistência social, educação e vida social. Esse estudo permitirá explicitar, com mais precisão e detalhes do que a disciplina sobre a teoria do amadurecimento, a mudança paradigmática realizada por Winnicott nessas disciplinas (consistindo na sua teoria do amadurecimento, sua psicopatologia, sua teoria da natureza humana e sua clínica), determinar o seu lugar no desenvolvimento destas até o presente momento e avaliar as perspectivas que ele abriu para seu progresso futuro.


    Programação
    Aula: 4
    01 de February de 2019
    Winnicott e Balint
    Com: Caroline Vasconcelos Ribeiro