Elsa Oliveira Dias participa de evento do Instituto Winnicott de Roma

Na última quinta-feira, 03 de outubro de 2024, Elsa Oliveira Dias participou do “Ciclo de Noites Científicas”.

O ciclo tem duração de quatro meses, ao longo dos quais são feitas quatro apresentações de palestras duplas acerca do tema “O Terapeuta Winnicottiano em Ação”.

Na tarde do dia 03, Elsa Oliveira Dias apresentou a palestra “A teoria do amadurecimento de Winnicott como guia para a prática clínica” e dividiu a palavra com Susanna Guida, que fez a exposição de um caso clínico vivido com um de seus pacientes.

A barreira linguística não foi um impedimento, já que para a apresentação, contou-se com a contribuição de Gabriele Frigerio, tradutor que acompanhou Elsa Dias pelas duas horas de evento junto aos mais de 190 telespectadores simultâneos que assistiram ao vivo a palestra.

O tema da apresentação de Elsa evoca seu livro A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Este livro, inclusive, foi traduzido, entre outras línguas, para o italiano, com o título La teoria dei processi maturativi di Winnicott. Una lettura unitaria dell’opera winnicottiana, com organização de Veronika Garms e Susanna Guida.

Para Elsa Oliveira Dias o evento gerou uma discussão bastante viva, mas alguns pontos não puderam ser mais claramente explicados devido a diferença de paradigmas: “Esse evento é promovido mensalmente pela SIPSiA – Società Italiana di Psicoterapia Psicoanalitica dell’Infanzia, dell’Adolescenza e della Coppia e pelo Istituto Winnicott de Roma. Fui convidada a participar da Serata há cerca de um ano atrás. Minha contribuição consistiu em uma palestra teórico-clínica. Após a leitura do meu paper, Susanna Guida apresentou a vinheta clínica de uma criança de 6 anos, com o intuito de fazer a discussão teórica ocorrer a propósito de uma situação clínica.

O tema despertou claro interesse, mesmo porque a originalidade de Winnicott continua desconhecida na Europa. Mas alguns pontos importantes da discussão não puderam ser mais claramente explicitados devido às dificuldades de tradução e da diferença de paradigmas. Entre participantes presenciais e remotos, a Serata reuniu mais de 200 participantes”. 

Responder

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios identificados com *