About

INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA – IBPW

The IBPW, founded in 2015 by Elsa Oliveira Dias and Zeljko Loparic, is the institutional framework for the continuation of an uninterrupted and fertile series of teaching, research and publishing activities in the areas of Winnicottian and related studies, initiated by its founders at the beginning of the 1990s, at Unicamp and at PUC-SP.

Hoje, o IBPW gerencia o Curso de Formação Winnicottiana, lançado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW) em 2003, assim como uma variedade de cursos online sobre Donald W. Winnicott para alunos no exterior, organiza eventos sobre temas teóricos e clínicos e promove publicações em colaboração da DWW editorial da SBPW.

Além de realizar seus objetivos principais, o IBPW oferece assessoramento de instâncias institucionais, capacitação de agentes e promoção de atividades nas áreas de saúde, educação e serviço social com base na psicanálise winnicottiana, visando, de um modo geral, ao desenvolvimento e à difusão de estudos winnicottianos em todas as áreas da vida social e cultural, bem como à criação de instituições que promovam estes objetivos.

Diretoria Executiva: Presidente (Zeljko Loparic), Vice-Presidente (Elsa Oliveira Dias).

Fundadores

Elsa Oliveira Dias

Elsa Oliveira Dias é psicanalista, mestre em Filosofia pela PUC-SP e doutora em Psicologia Clí­nica pela PUC-SP, com a tese A teoria das psicoses de D. W. Winnicott. Mem­bro do Grupo de Filosofia e Práticas Psicoterápicas (Grupo FPP/Unicamp/CNPq). Fundadora em 2001, do Centro Winnicott de São Paulo (CWSP) e, em 2005, da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW). Em 2015, fundou e preside, com Zeljko Loparic, o Instituto Brasileiro de Psi­canálise Winnicottiana (IBPW). Autora dos livros Sobre a confiabilidade e outros estudos (2011), Interpretação e manejo na clínica winnicottiana (2014) e A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott, em sua quarta edição, (2017), As competências do terapeuta winnicottiano. Todos publicados pela Dwweditorial. 

 

Zeljko Loparic

Zeljko Loparic nasceu na Croácia, numa localidade histórica perto da capital Zagreb, onde frequentou o Colégio clássico e estudou Letras. Fez doutorado em Filosofia na Universidade de Louvain e pós-doutorado na Universidade de Konstanz. Desde 1969 vive e trabalha no Brasil, tendo sido professor regular de filosofia na UFPB, USP, Unicamp e PUC-SP e visitante em outras universidades brasileiras e estrangeiras. Atualmente ensina na PUCPR. Desenvolveu ainda uma série de atividades institucionais, como fundador, coordenador ou presidente de várias sociedades e associações acadêmicas. Foi igualmente ativo na área editorial, tendo fundado e editado várias revistas e criado a Editora DWW editorial. É autor de um número de livros e organizador de várias coletâneas, além de ter publicado, em revistas nacionais e estrangeiras, uma série de artigos sobre história da filosofia, filosofia geral da ciência e filosofia e história da psicanálise, desenvolvendo, em todas essas áreas, abordagens próprias que suscitaram e suscitam amplos debates no Brasil e no exterior.

Conselhos do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana

 
Conselho de Convênios
Conselho Fiscal
Conselho de Pesquisa
Conselho de Publicações
Conselho Administrativo
Conselho de Relações Institucionais e Internacionais 
 
 
 
 

Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana – IBPW

Rua João Ramalho, 146 | Perdizes

São Paulo − CEP : 05008-000

(11) 3676 0635/ (11) 9 9611 4805

CNPJ: 22.992.079/0001-17

Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW

CNPJ: 07.829.398/0001-12

CRP/SP 06/4770/J

Equipe administrativa do IBPW em São Paulo

Secretaria

Lourdes Maria de Lima
academico@ibpw.org.br

Assistente Acadêmico

Renan Alberto Lemos de Andrade
secretaria@ibpw.org.br

Administração

Neca Leite 
atendimento@ibpw.org.br

Assistente Administrativo

Marcos de Oliveira 
admin@ibpw.org.br

Comunicação

Amanda Croaro

Mariana Barros

comunicacao@ibpw.org.br

Financeiro

Cris Paiva
financeiro@ibpw.org.br

O Curso de Formação Winnicottiana do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana é exclusivo para filiados.

O Instituto Winnicott oferece bolsas aos alunos do Curso de Formação que atuam como monitores do Curso ou desempenham outras atividades relacionadas ao ensino, pesquisa ou publicação.

Bolsistas atuais:

Érico Humberto Núñez (São Paulo)
Everton Ramos (São Paulo) 
Deborah Valota Apolinário (São Paulo)
Felippe Lázaro Salomão (São Paulo)
Henrique Santos (São Paulo)
Loreyni Passos (São Paulo) 
Nathália Vasconcelos Pereira (São Paulo) 
Priscila M. S. Galvão (São Paulo) 
Sofia Serôdio (Rio de Janeiro)
 
 
 

São Paulo-SP

Rua João Ramalho, 146, Perdizes
São Paulo − CEP : 05008-000 
secretaria@ibpw.org.br
(11) 3676 0635 | (11) 9 9611 4805

 
 
Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?