Livro de Zeljko Loparic é publicado na Alemanha
O livro de Zeljko Loparic, Kant’s transcendental Semantic, foi publicado na Alemanha. Com edição de Frederick Rauscher e tradução de Rogério Severo, o exemplar foi publicado pela editora De Gruyter e já está disponível para compra no site da editora e em diversas lojas on-line.
Acesse o site da editora e confira a publicação e mais informações sobre o autor: De Gruyter -Kant’s transcendental Semantic
Confira a apresentação do editor:
Kant’s Transcendental Semantics disponibiliza em tradução para o inglês a mais influente monografia sobre Kant publicada no Brasil. Zeljko Loparic interpreta a Filosofia Crítica de Kant como um projeto em semântica, propondo as condições para o significado e a referência de termos usados na solução de problemas científicos. Entre os principais estudiosos de Kant no Brasil, Loparic inspirou a “Escola Semântica” da interpretação brasileira de Kant.
A série Kantstudien-Ergänzungshefte publica monografias de destaque e volumes editados que investigam todos os aspectos da filosofia de Kant, incluindo sua relação sistemática com outras abordagens filosóficas, tanto do passado quanto do presente. Os estudos que aparecem na série se distinguem por sua natureza inovadora e capacidade de preencher lacunas na pesquisa. Dessa forma, a série é um local para as mais recentes descobertas em estudos sobre Kant.
O professor Zeljko Loparic é provavelmente o intérprete brasileiro mais influente de Kant e o único que inspirou uma escola de interpretação distinta. Seu livro A Semântica Transcendental de Kant apresenta sua interpretação da filosofia crítica de Kant como um projeto em semântica, postulando as condições para o significado e a referência de termos. Quando Kant pergunta “como são possíveis os julgamentos sintéticos a priori?”, sua resposta fornece as possíveis condições de referência e significado para as reivindicações teóricas do entendimento e da razão. Nenhuma metafísica específica está implícita e nenhuma teoria epistêmica rigorosa está implicada na ênfase do problema semântico e de sua solução. Loparic abrange a totalidade da Crítica da Razão Pura para cobrir julgamentos filosóficos, matemáticos e empíricos relacionados às ciências físicas. Outros trabalhos realizados por Loparic e seus alunos estenderam essa análise a outras questões, como julgamentos éticos, históricos, antropológicos e políticos. O trabalho de Loparic influenciou os estudos sobre Kant no Brasil por décadas. De fato, se alguma nova abordagem específica dos estudos de Kant pode ser associada ao Brasil, seria a “Escola Semântica”, inspirada na obra de Loparic e inspiradora de muitos trabalhos em todo o país. A tradução deste livro para o inglês agora torna o texto essencial dessa escola disponível para a comunidade kantiana em todo o mundo.a publicação: