II Fórum Winnicott de São José dos Campos

A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott  oferece uma das contribuições mais significativas das últimas décadas para a compreensão da adolescência e para a clínica do adolescente. A partir das contribuições de Winnicott a importância do ambiente real, não simbólico, nos primeiros estágios do amadurecimento humano, passou a ser vista como elemento fundamental na constituição do psiquismo, ao lado da vertente instintual já assinalada pela psicanálise. Temas como tendência antissocial, psicoses, criatividade, suicídio, entre outros, puderam ser incluídos no âmbito da clínica da adolescência devido às contribuições revolucionárias deste psicanalista inglês.
O II Fórum Winnicott de São José dos Campos, tendo por base o entendimento do “ser humano como uma amostra no tempo da natureza humana” tem como proposta a discussão  de alguns aspectos  do amadurecimento do adolescente sob essa perspectiva do pensamento e da clínica Winnicottianas.

Cristiano Vianna (IBPW/IWA)
Psicanalista. Acompanhante Terapêutico e Psicólogo graduado pela PUC- SP. Trabalhou com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em equipes multiprofissionais do Hospital Estadual de Diadema – Enfermaria Psquiátrica AD, Projeto Quixote (UNIFESP) e Programa de Braços Abertos – SP. Formando no Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.

Fátima Flórido Cesar (PUC/SP)
Psicóloga, psicanalista, pós-doutora em Psicologia Clinica pela Puc/SP. Autora dos livros : “Dos que moram em móvel- mar. Elasticidade da técnica psicanalítica”, “Asas presas no sótão. Psicanálise dos casos intratáveis” e ” Povo do nevoeiro: psicanálise dos casos difíceis”( no prelo).

Flávio Del Matto Faria (IBPW/IWA)
Doutor em psicologia clínica pela PUC-SP, professor pleno do IBPW, coordenador do SAP (Serviço de atendimento em Psicanálise), coordenador do Proates (Programa de atenção às tentativas de suicídio – em Implantação no IBPW),  psicólogo, Psicanalista (IBPW).

Ilana Delgado Rabeh (IBPW/IWA)
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 2005.

Rodolfo José Fenille Ferraz (IBPW/IWA)
Psicanalista. Membro efetivo e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
Possui formação em filosofia, teologia e psicologia.

Saulo Araújo Cunha (IBPW/IWA)
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro e professor do IBPW e membro de alguns grupos que tratam do tema da adoção.

Sábado, 5 de outubro de 2019

08h30| Cadastramento

Vídeo de apresentação com o professor Z. Loparic

09h00 | Mesa-redonda

A adolescência e a importância do ambiente
Ilana  Delgado Rabeh (IBPW/IWA)

O trabalho apresenta aspectos da visão de D. W. Winnicott sobre a adolescência e a relação desse período do amadurecimento com as tarefas especificas do ambiente. O autor considera que, na saúde, ao fim desse processo especialmente rico e turbulento de grandes transformações físicas, emocionais e sociais, surgirá um adulto integrado, capaz de lidar com as situações da vida adulta e identificado com a sociedade, contribuindo para a sua evolução. Winnicott, ao descrever as principais características da fase, que incluem importantes conquistas e vivência de angustias e dificuldades que envolvem todo o período, aponta para a necessidade do ambiente (pais/cuidadores) compreender a importância dessas experiências como fundamentais para o amadurecimento, considerando o tempo necessário como fator principal do processo.

O barulho inaudível:  adolescência,  tédio e retraimento
Fátima Flórido Cesar (PUC/SP)

A partir do relato do atendimento de um adolescente se dará uma reflexão sobre manejo frente a estados de reclusão patológica.

Ser adolescente quando ainda não se pôde amadurecer – o corpo como tarefa para a adolescência
Rodolfo José Fenille Ferraz (IBPW/IWA)

Partindo das ideias de Winnicott a respeito da conquista da habitação da psique no corpo ainda na lactação, pretende-se pensar – como indicado por ele mesmo – de que forma a adolescência revive tal experiência com seus desafios próprios, demonstrando através de uma vinheta clínica o adoecimento psicossomático de uma adolescente que não pôde “elaborar imaginativamente” seu corpo e as tarefas próprias do mesmo para se tornar mulher.

10h30| Intervalo

11h00 | Mesa-redonda

Uma análise Winnicottiana do filme Juventude Transviada (1955)
Cristiano Vianna (IBPW/IWA)

O objetivo desta apresentação é utilizar-se do clássico filme Juventude Transviada, para então,  a partir do processo do amadurecimento pessoal, tal como compreendido por Winnicott, apresentar os dramas existentes nos atritos de gerações e as diferentes e variadas necessidades dos adolescentes em um contexto que, a partir da confiança, acolha também sua dependência emocional.

Considerações sobre o risco de suicídio na adolescência
Flávio Del Matto Faria (IBPW/IWA)

Adolescência  e Adoção
Saulo Araújo Cunha (IBPW/IWA)

Adolescentes necessitam do ambiente para dar continuidade ao seu processo de amadurecimento.  Todavia, aqueles que  esperam ser adotados, e que, muitas vezes, viveram desde sempre em ambientes não suficientemente bons,  aguardam por um ambiente que lhes ofereça os cuidados necessários ao seu amadurecimento. Na sua falta, passam a cuidar prematuramente de si próprios e, não raro, de seus irmãos.

12h30 | Encerramento

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Política de cancelamento de inscrição em eventos

1. O prazo máximo para cancelamento de participação é de até 07 (sete) dias de antecedência do evento.
2. A inscrição no evento somente será cancelada mediante envio de comunicação para o e-mail: atendimento@ibpw.org.br
3. Serão devolvidos 80% (oitenta por cento) do valor pago, até o último dia útil subsequente ao mês de realização do evento.
4. A inscrição é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL.
5. Em caso de não comparecimento no dia do evento o valor investido na inscrição não será reembolsado, não será gerado crédito para outros eventos e não dará direito ao envio de materiais que possam vir a ser entregues no curso.

Coordenação:

Prof. Dr. Flávio Del Matto Faria (IBPW/IWA)

Organizadores:

Cristiano Vianna (IBPW/IWA)

Fátima Flórido Cesar (PUC/SP)

Espaço Cultural Dom Bosco | Rua Clóvis Bevilacqua, 735- Jardim Esplanada, São José dos Campos
Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?