Curso de Formação Winnicottiana
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Apresentação do Curso
Objetivos
O principal objetivo do Curso é a formação de terapeutas e analistas winnicottianos.
Disciplinas da parte teórica do Curso destinam-se, ainda, à divulgação das ideias de Winnicott ao público em geral.
A quem se destina
O Curso está aberto aos profissionais de todas as áreas abrangidas pela prática clínica ou interesses terapêuticos de Winnicott – pediatria, psiquiatria, psicanálise e serviço social – para as quais ele elaborou, ou pelo menos esboçou, projetos de formação. Profissionais de outras áreas acadêmicas poderão seguir a formação tendo passado por uma adequação curricular.
Proposta teórica e pedagógica
O Curso é baseado em pesquisas da Escola Winnicottiana de São Paulo, iniciadas há 25 anos, que permitiram reconstruir as contribuições de Winnicott como um novo paradigma no campo da saúde mental. Incorpora as melhores tradições acadêmicas e vale-se de experiências de ensino colhidas por nossos professores ao longo dos anos.
Estrutura do Curso
O Curso consiste em:
1) 4 disciplinas teóricas, ministradas cada uma em 15 aulas, totalizando 60 aulas ou 1/3 do curso todo;
2) 8 disciplinas clínicas, compostas por quatro Seminários Teórico-Clínicos (15 aulas cada – totalizando 60 aulas) e quatro Seminários de Supervisão em Grupo (15 supervisões em grupo cada – totalizando 60 supervisões em grupo), totalizando 120 aulas, ou 2/3 do curso todo;
3) Elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
4) Elaboração e defesa do Estudo de Caso Clínico (ECC).
Disciplinas teóricas
O material didático é composto de:
1) esquemas de aula, que apresentam sequencialmente e de forma ordenada os pontos centrais, teóricos e práticos, do paradigma winnicottiano;
2) gravação das aulas disponibilizadas até a data final de entrega dos trabalhos do semestre;
3) ferramenta de busca em toda a obra de Winnicott exclusiva aos filiados do IBPW, publicada em português e inglês.
Aprendizado
A dinâmica de aprendizado nas disciplinas teóricas inclui o estudo dos esquemas, leitura de textos de Winnicott e da literatura secundária, consulta dos vídeos e pesquisa de outros textos de Winnicott mediante a ferramenta de busca.
As 4 disciplinas clínicas são ministradas em turmas de no máximo 15 alunos e têm caráter se seminários, isto é, de supervisão pelo docente e de discussões em grupo de relatórios de casos clínicos apresentados por alunos. Os TCCs são orientados por professores credenciados e os ECCs são supervisionados pelos professores didatas do IBPW.
Histórico do curso
O Curso de Formação Winnicottiana é uma ampliação, introduzida em 2016 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, do Curso de Formação em Psicanálise Winnicottiana, criado por eles próprios em 2003. A estrutura e o conteúdo do Curso, em sua forma inicial, resultaram dos trabalhos de pesquisa realizados por esses dois profissionais, desde 1993, na Unicamp e na PUC-SP, e no quadro do Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GFPP), fundado em 1995. A presente ampliação tornou-se possível e fez-se necessária em vista do desenvolvimento das pesquisas na Escola Winnicottiana de São Paulo, que puseram em evidência as diferentes modalidades da clínica winnicottiana.
Grade Curricular
PARTE TEÓRICA
Semestre 1: Fundamentos da clínica winnicottiana: a teoria do amadurecimento
Fundamentos da clínica winnicottiana: a teoria do amadurecimento
Esta disciplina visa a apresentar a teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal e de socialização. Serão explicitadas, de início, as características gerais do processo e, em seguida, as tarefas e conquistas de cada um dos 5 períodos e 17 estágios, percorrendo o processo desde o estágio de dependência absoluta até a idade adulta. Trata-se da parte central do paradigma winnicottiano que serve de fundamento para a sua teoria dos distúrbios maturacionais (patologia maturacional) e das práticas clínicas no campo da psicanálise e de outras áreas da saúde.
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 1: Projetos winnicottianos para o tratamento dos distúrbios maturacionais
Bibliografia básica:
Greenberg, J. R. & Mitchell, S. A. (1994). Relações objetais e modelos psicanalíticos. In: Relações objetais na teoria psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas.
Kuhn, T. (1969). Posfácio. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Loparic, Z. (2002). Esboço do paradigma winnicottiano, Cadernos de história e filosofia da ciência, v. 11, n. 2, pp. 7-58.
Winnicott, D. W. (1961). Psicanálise e ciência: amigas ou parentes. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1963). Treinamento para psiquiatria de criança. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Bibliografia complementar:
Loparic, Z. (1995). Winnicott e o pensamento pós-metafísico, Psicologia USP, vol. VI (2), 39-61.
Loparic, Z. (1996). Winnicott: uma psicanálise não-edipiana, Percurso, ano IX, n. 17, pp. 41-47.
Winnicott, D. W. (1945). Para um estudo objetivo da natureza humana. In D. W. Winnicott, Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Winnicott, D. W. (1965). O preço de desconsiderar a pesquisa psicanalítica. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Aula 2: O processo de amadurecimento: características gerais
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1960). Teoria do Relacionamento Paterno-Infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1963). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1988). Nota dos Editores. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Introdução. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Estudando a Criança Humana: Soma, Psique, Mente. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Sinopse I. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Teoria do amadurecimento pessoal na obra de Winnicott. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Conceitos básicos da teoria do amadurecimento pessoal. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017. (itens 1 ao 7)
Winnicott, D. W. (1945). Desenvolvimento Emocional Primitivo. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
Winnicott, D. W. (1971). O conceito de indivíduo saudável. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Aula 3: Experiência do nascimento. Estágios pré-primitivos
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1949). Memórias do Nascimento, Trauma do Nascimento e Ansiedade. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
Winnicott, D. W. (1988). Da Teoria do Instinto à Teoria do Ego. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990. (em especial os intens:)
Winnicott, D. W. (1988). Estabelecimento da Relação com a Realidade Externa. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Um Estado Primário do Ser: Os Estágios Pré-Primitivos. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). A Experiência do Nascimento. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Teoria do amadurecimento pessoal na obra de Winnicott. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Estágios primitivos: a dependência absoluta. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017. (Itens de 1 a 7).
Winnicott, D. W. (1958). O primeiro ano de vida: Concepções modernas do desenvolvimento emocional. In D. W. Winnicott, Família e o desenvolvimento do indivíduo. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Aula 4: Tarefas maturacionais no estágio da primeira mamada teórica. I: Integração no tempo e no espaço
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1962). A Integração do ego no desenvolvimento da criança. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1988). Integração. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Tarefas fundamentais: Constituição do si mesmo primário. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1965). Agora estão com cinco anos. In D. W. Winnicott, Conversando com os pais. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Aula 5: Tarefas maturacionais no estágio da primeira mamada teórica. II: Alojamento da psique no corpo
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1971). Sobre as bases para o self no corpo. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1988). Introdução. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Estudando a Criança Humana: Soma, Psique, Mente. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Existência psicossomática: soma, psique e mente. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Estados excitados e estados tranquilos. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Alojamento da psique no corpo: personalização. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1969). Fisioterapia e Relações Humanas. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Aula 6: Tarefas maturacionais no estágio da primeira mamada teórica. III: Início das relações ambientais e objetais. Raízes da agressividade
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1945). Desenvolvimento Emocional Primitivo. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
(Em especial o item “Desenvolvimento Emocional Inicial”).
Winnicott, D. W. (1950). A Agressividade em Relação ao Desenvolvimento Emocional. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
(Em especial o item 2 “Raízes primitivas da agressividade”).
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio da primeira mamada teórica: as tarefas fundamentais. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Integração no tempo e no espaço. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D.W. (1949). Pormenores da alimentação do bebê pela mãe. In D. W. Winnicott, A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D.W. (1964). As raízes da agressividade. In D. W. Winnicott, A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1965). Agora estão com cinco anos. In D. W. Winnicott, Conversando com os pais. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Aula 7: Tarefas maturacionais no estágio da primeira mamada teórica. IV: Constituição do si-mesmo primário
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. (1949). O mundo em pequenas doses. In D. W. Winnicott, A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1988). Estabelecimento da Relação com a Realidade Externa. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). O ambiente. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1967). Papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1949). A mente e sua relação com o psique-soma. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
Dias, E. O. (2003). Início do contato com a realidade: as relações objetais. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Aula 8: Tarefas maturacionais no início do processo de desilusão (desmame). Início do funcionamento mental
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1949). A mente e sua relação com o psique-soma. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
Dias, E. O. (2003). Início do processo de desilusão (desmame) e das funções mentais. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Aula 9: Tarefas maturacionais no estágio dos fenômenos transicionais. O espaço potencial
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1953). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Winnicott, D. W. (1967). A localização da experiência cultural. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Winnicott, D. W. (1967). O lugar em que vivemos. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio da transicionalidade. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Aula 10: Tarefas maturacionais nos estágios do uso de um objeto e do EU SOU
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1968). O uso de um objeto e o relacionamento através de identificações. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1968). Sum: eu sou. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio do uso de um objeto. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Estágio do EU SOU. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1966) A mãe devotada comum. In D. W. Winnicott, Os bebês e as suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Aula 11: Tarefas maturacionais no estágio do concernimento
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1954). A Posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
Winnicott, D. W. (1988). Estabelecimento do Status de Unidade. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio do concernimento. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1963). O desenvolvimento da capacidade de se preocupar. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1963). Da dependência à independência no desenvolvimento d indivíduo. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Aula 12: Tarefas da socialização I: A criação da família. O papel do casal. O papel do pai. Identificação cruzada
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. (1945). E o Pai?. In D. W. Winnicott, A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1965). Família e a maturidade emocional. In D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Winnicott, D. W. (1988). Relacionamentos interpessoais. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). O conceito de saúde a partir da teoria dos instintos. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Caracterização adicional do ambiente facilitador: a mãe suficientemente boa e o pai do bebê. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Estágio do Concernimento. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Estágio das relações triangulares: a situação edípica. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1957). Sobre a contribuição da observação direta da criança para a psicanálise. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação, Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1960). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação, Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1986). A criança no grupo familiar. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa, São Paulo: Martins Fontes: 2005.
Winnicott, D. W. (1986). O lugar da monarquia. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa, São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Aula 13: Tarefas da socialização II: relações triangulares com base na instintualidade genital
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1964). Criança e o sexo. In D. W. Winnicott, Criança e o seu mundo, Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1988). O desenvolvimento emocional do ser humano. In D. W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio das relações triangulares: a situação edípica. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Loparic, Z. (2005). Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade. Revista Natureza humana, v. 7, n. 2, pp. 311-358.
Winnicott, D. W. (1961). Psiconeurose na Infância. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Aula 14: Tarefas da socialização III: Latência e adolescência
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1958). Análise da criança no período de latência. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação, Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1969). A imaturidade do adolescente. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2003). Estágio das relações triangulares: a situação edípica. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Dias, E. O. (2003). Puberdade e Adolescência. In. E. O. Dias, A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Loparic, Z. (2005). Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade. Revista Natureza humana, v. 7, n. 2, pp. 311-358.
Winnicott, D. W. (1961). Psiconeurose na Infância. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1963). A luta para superar depressões. In D. W. Winnicott, Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Winnicott, D. W. (1964). Criança e o sexo. In D. W. Winnicott, Criança e o seu mundo, Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1988). O desenvolvimento emocional do ser humano. In D. W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Aula 15: Tarefas da socialização IV: A idade adulta
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1950). Algumas reflexões sobre o significado da palavra democracia, In D. W. Winnicott. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1971). O conceito de indivíduo saudável. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1986) Vivendo de modo criativo, In Winnicott: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Bibliografia complementar:
Dias, Elsa O. (2003). Idade Adulta. In E. O. Dias, A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. São Paulo: DWW Editorial, 2017.
Winnicott, D. W. (1967). A localização da experiência cultural. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Winnicott, C. (1989). D. W. Winnicott: uma reflexão. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Semestre 2: Patologia maturacional 1: psicoses e distúrbios psicossomáticos
Patologia maturacional 1: as psicoses e os distúrbios psicossomáticos
A presente disciplina oferecerá, inicialmente, uma caracterização geral da patologia maturacional winnicottiana à luz da teoria do amadurecimento. Em seguida, desenvolverá o estudo dos distúrbios maturacionais de caráter psicótico, entendidos como organizações defensivas contra as interrupções do processo de amadurecimento decorrentes de privação ambiental no período anterior à constituição da unidade pessoal como um EU SOU. Serão estudados, ainda, os distúrbios psico-somáticos relacionados às falhas ambientais dos diferentes estágios desse mesmo período.
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 16: Saúde e doença à luz do processo de amadurecimento
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1970). Psiquiatria infantil, serviço social e atendimento alternativo. In D. W. Winnicott, Pensando sobre crianças, Porto Alegre: Artmed, 1997.
Winnicott, D. W. (1988). Parte I: Estudando a Criança Humana: Soma, Psique, Mente. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Winnicott. D. W. (1947). Mais Idéias Sobre os Bebês como Pessoas. In D. W. Winnicott. A Criança e o seu mundo, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
Aula 17: Classificação winnicottiana dos distúrbios maturacionais
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1959-1964). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1961). Variedades de psicoterapia. In D. W. Winnicott, Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1962). A Integração do ego no desenvolvimento da criança. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1963). Os doentes mentais na prática clínica. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1963). Distúrbios psiquiátricos e processos de maturação infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Aula 18: Conceito winnicottiano de trauma
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1963). O Medo do
Colapso. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1965). O Conceito de Trauma em Relação ao Desenvolvimento do Indivíduo Dentro da Família. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1965). A Psicologia da Loucura: uma contribuição da psicanálise. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1967). O Conceito de Regressão Clínica Comparado com o de Organização Defensiva. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Aula 19: Trauma do nascimento e defesas correspondentes
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1949). Memórias do Nascimento, Trauma do Nascimento e Ansiedade. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago. 2000.
(Em especial os Itens “Conclusões” e “Recapitulando”)
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1988). A Experiência do Nascimento. In D. W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago. 1990.
Winnicott, D. W. (1960-69). Nota sobre o Relacionamento Mãe-Feto. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Aula 20: Distúrbios da constituição do si-mesmo (“ego”) no estágio da primeira mamada teórica: agonias impensáveis (primitivas)
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1963). O Medo do Colapso. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1967). O Conceito de Regressão Clínica Comparado com o de Organização Defensiva. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1965). A Psicologia da Loucura: Uma Contribuição da Psicanálise. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1952). Ansiedade Associada à Insegurança. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1967) A comunicação entre o bebê e a mãe e entre a mãe e o bebê: convergências e divergências. In D. W. Winnicott, Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Winnicott, D. W. (1960). O relacionamento inicial entre uma mãe e seu bebê. In D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Aula 21: Duas estratégias básicas de defesa contra agonias impensáveis
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1952). Psicoses e Cuidados Maternos. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1963). O Medo do Colapso. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1960). Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro self. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1959-1964). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica? In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
(Em especial o Item “Falso Self”)
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1948). Pediatria e psiquiatria. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1953). Carta 27 para Herbert Rosenfeld. In D. W. Winnicott, O Gesto Espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1953). Carta 30 para Esther Bick. In. D. W. Winnicott, O Gesto Espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1954). Carta 49 para D. Chaplin. In D. W. Winnicott, O Gesto Espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1953). Carta 82 para Masud Khan. In D. W. Winnicott, O Gesto Espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1988). Estabelecimento da Relação com a Realidade Externa. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Integração. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Os Estados Iniciais. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Caos. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1960). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
(Em especial os itens: Isolamento do Indivíduo; Aniquilamento.)
Aula 22: Esquizofrenia infantil (autismo)
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1966). Autismo. In D. W. Winnicott, Pensando sobre crianças. São Paulo: Artmed, 1997.
Winnicott, D. W. (1968). A etiologia da esquizofrenia infantil em termos do fracasso adaptativo. In D. W. Winnicott, Pensando sobre crianças. São Paulo: Artmed, 1997.
Winnicott, D. W. (1965). Paciente IV “Bob” aos 6 anos. In D. W. Winnicott, Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
Bibliografia complementar:
Serralha, C. A. (2004). A perspectiva winnicottiana sobre o autismo no caso de Vitor. In Psyché, Ano VIII, no. 13, junho de 2004.
Serralha, Conceição A. (2003). O autismo na teoria do amadurecimento humano de Winnicott. In Revista Natureza Humana, v. 5, n.1.
Winnicott, D. W. (1971). Parte Um: Introdução. In D. W. Winnicott, Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil, Rio de Janeiro: Imago, 1971.
Aula 23: Defesa pelo splitt-off intellect
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1954). A mente e sua relação com o psique-soma. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1965). Uma nova luz sobre o pensar infantil. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
(Em especial o Item 2.)
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1962). Os Objetivos do Tratamento Psicanalítico. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1984). Sum: eu sou. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes. 2005.
Winnicott, D. W. (1988). Caos. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). A Função Intelectual. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Aula 24: Defesa pelo falso si-mesmo. Personalidades fronteiriças (borderline)
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1952). Psicoses e cuidados infantis. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise, Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1960). Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro self. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1959-1964). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica? In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1971). A criatividade e suas origens. In D. W. Winnicott, O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
(Em especial o item “A idéia de Criatividade”).
Aula 25: Personalidades esquizoides
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1952). Psicoses e cuidados maternos. In D. W. Winnicott, Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1966). Ausência e presença de um sentimento de culpa, ilustradas em duas pacientes. In D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
O Caso Clínico II
Winnicott, D. W. (1968). Paciente IX “Ashton”, aos 12 anos. In D. W. Winnicott, Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1963). Distúrbios psiquiátricos e processos de maturação infantil. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
(Sobretudo a Ilustração Clínica).
Winnicott, D. W. (1965). O conceito de trauma em relação ao desenvolvimento do indivíduo dentro da família. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
(Em especial o item: “Sucinta descrição de outro caso).
Aula 26: Distúrbios do processo de desilusão (desmame)
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1963). O valor da depressão. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1963). Os doentes mentais na prática clínica. In D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 1983.
Winnicott, D. W. (1988). A Posição Depressiva. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Bibliografia complementar:
Winnicott, D. W. (1948). Pediatria e psiquiatria. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1953). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Aula 27: Distúrbios no estágio de fenômenos transicionais
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1953). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Aula 28: Distúrbios dos estágios do uso de um objeto e do EU SOU
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1954). Tipos de Caráter. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Winnicott, D. W. (1968). Sum: Eu sou. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Aula 29: Distúrbios psicossomáticos I
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1966). O transtorno psicossomático. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
Winnicott, D. W. (1969). Fisioterapia e relações humanas. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
Winnicott, D. W. (1971). Sobre as Bases para o Self no Corpo: As Bases para o Self no Corpo. In D. W. Winnicott, Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
Bibliografia complementar:
Dias, E. O. (2008). O distúrbio psicossomático em Winnicott. In Rubens Marcelo Volich et al. (org.): Psicossoma IV, corpo, história, pensamento, pp. 107–120.
Laurentiis, V. R. F. (2016). Corpo e psicossomática em Winnicott. São Paulo: DWW Editorial.
Loparic Z. (2000). O animal humano. In Natureza humana, v. 2, n. 2.
Winnicott, D. W. (1964). Alimentação do Bebê. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1964). Para Onde Vai o Alimento. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1964). O Fim do Processo Digestivo. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1964). Pormenores da Alimentação do Bebê pela Mãe. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1964). Amamentação. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1964). O Bebê Como Pessoa. In D. W. Winnicott, A Criança e Seu Mundo. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Winnicott, D. W. (1988). Lidando com Forças e Objetos Maus. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Ansiedade Hipocondríaca. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Localização da Psique no Corpo. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Winnicott, D. W. (1988). Reconsiderando a Questão Psicossomática. In D.W. Winnicott, Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990.
Aula 30: Distúrbios psicossomáticos II
Continuação da aula 29.
Semestre 3: Patologia maturacional 2: outros distúrbios
Patologia maturacional 2: outros distúrbios
A disciplina “Patologia maturacional 2” visa a apresentar a concepção de Winnicott sobre a natureza e a etiologia dos principais distúrbios do processo de amadurecimento, cuja origem, no mais das vezes, é posterior aos estágios primitivos que culminam na constituição do EU SOU, quando já não existe o risco agudo de psicose. Nesse período do amadurecimento originam-se as depressões reativas, as paranoias relativas ao concernimento, os distúrbios da vida familiar, a tendência antissocial, os distúrbios de caráter, as dificuldades na administração da instintualidade pré-genital e genital (as neuroses), os marasmos da adolescência, bem como vários problemas de socialização na vida adulta.
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 31: Distúrbios do estágio de concernimento: características gerais
Winnicott, D. W. Parte III de Natureza humana.
Winnicott, D. W. (1955). A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Aula 32: Depressões reativas
Winnicott, D. W. (1963). Os doentes mentais na prática clínica. In D. W. Winnicott O ambiente e os processos de maturação (em especial pp.203-204), 1965.
Winnicott, D. W. (1965). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?. In D. W. Winnicott O ambiente e os processos de maturação, 1965.
Aula 33: As impurezas da depressão
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1964). O valor da depressão. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Winnicott D. W. (1958). Capítulo 11. In D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Winnicott, D. W. (1955). A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. in D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Aula 34: Paranoias do concernimento
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1988). Parte III, capítulos 1 e 2; parte IV, capítulos 2 e 3 (último item) de Natureza humana.
Winnicott, D. W. (1955). A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Aula 35: Distúrbios da socialização na vida familiar e em grupo. Incapacidade para a identificação cruzada
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1965). Influências de grupo e a criança desajustada (em especial, o item “Classificação de casos”). In D. W. Winnicott Privação e delinquência, 1984.
Winnicott, D. W. (1957). Fatores de integração e desintegração na vida familiar. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual (cap. 6). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1958). A família afetada pela patologia depressiva de um ou ambos os pais. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual (cap. 7). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott, D. W. (1959). Consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual (cap. 9). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Winnicott D. W. (1965). O conceito de trauma em relação ao desenvolvimento do indivíduo dentro da família (em especial o caso Phyllis, bem como o de Ruth e Ashton, cf. 1971b, casos 9 e 17), In D. W. Winnicott Explorações psicanalíticas (cap. 22). Porto Alegre: Artmed, 2005.
Winnicott D. W. (1969). A experiência mãe-bebê de mutualidade. In D. W. Winnicott Explorações psicanalíticas (cap. 36). Porto Alegre: Artmed, 2005.
Winnicott D. W. (1965). A criança desapossada e como ela pode ser compensada pela falta de vida familiar (em especial, o item Avaliação da deprivação). In D. W. Winnicott Privação e delinquência, 1984.
Aula 36: Problemas do desenvolvimento da instintualidade pré-genital e genital, e da identidade sexual e de gênero
Bibliografia básica:
Loparic, Z. (2005). Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade. Revista Natureza humana, v. 7, n. 2, pp. 311-358.
Winnicott D. W. (1958). A agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. In D. W. Winnicott. Da Pediatria à psicanálise, 1958.
Winnicott D. W. (1964). Raízes da agressão. In D. W Winnicott A criança e o seu mundo, 1958.
Winnicott D. W. (1964). Criança e o sexo. In D. W. Winnicott A criança e o seu mundo 1958.
Aula 37: Tendência antissocial 1: Classificação dos sintomas
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1963). Os doentes mentais na prática clínica (em especial pp. 203-204). In D. W. Winnicott O ambiente e os processos de maturação, 1965.
Winnicott, D. W. (1968) A delinqüência como sinal de esperança. In D. W. Winnicott Tudo Começa em Casa, 1986.
Aula 38: Tendência antissocial 2: Natureza e etiologia
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1958). A tendência anti-social. In D. W. Winnicott Privação e delinqüência, 1984.
Winnicott, D. W. (1968l) O valor da consulta terapêutica. In D. W. Winnicott Explorações psicanalíticas, 1989.
Winnicott, D. W. (1971) Introdução (da parte três). In D. W. Winnicott Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil, 1971.
Aula 39: Delinquência e distúrbios de caráter
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1947) Tratamento em regime residencial para crianças difíceis. In D. W. Winnicott Privação e Delinquência, 1984.
Winnicott, D. W. (1965) A psicoterapia dos distúrbios de caráter. In D. W. Winnicott 1965a, cap. 19 e 1984, cap. 20.
Winnicott, D. W. (1986). A delinquência como sinal de esperança. In D. W. Winnicott, Tudo começa em casa, 1986.
Aula 40: Neuroses I: Classificação de sintomas dos distúrbios das relações
familiares triangulares com base genital – regressões e defesas neuróticas
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1988): Parte II de Natureza humana.
Winnicott, D. W. (1958) Pediatria e neurose na infância. In D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Winnicott, D. W. (1989) Psiconeurose na infância. In D. W. Winnicott Explorações psicanalíticas, 1989a.
Aula 41: Neuroses II: Natureza e etiologia dos distúrbios das relações familiares triangulares com base genital
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1988): Parte II de Natureza humana.
Winnicott, D. W. (1958) Pediatria e neurose na infância. In D. W. Winnicott Da pediatria à psicanálise, 1958.
Winnicott, D. W. (1989) Psiconeurose na infância. In D. W. Winnicott Explorações psicanalíticas, 1989a
Aula 42: Distúrbios da via escolar: atenção e aprendizagem
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1965) Darão as escolas progressistas excesso de liberdade à criança? Contribuição para a conferência em Darlinton Hall. In D. W. Winnicott Privação e Deliquência, 1984.
Winnicott, D. W. (1936) A professora, os pais e o médico. In D. W. Winnicott Pensando sobre Crianças, 1996.
Winnicott, D. W. (1967) A associação de Psicologia e Psiquiatria Infantil observada como fenônomeno de grupo.. W. Winnicott Pensando sobre Crianças, 1996.
Aula 43: Distúrbios da socialização na adolescência
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1961). A luta para superar depressões [marasmos]. In D. W. Winnicott Privação e Deliquência, 1984.
Winnicott, D. W. (1969). Conceitos contemporâneos de desenvolvimento adolescente e suas implicações para a educação superior. In D. W. Winnicott O Brincar e a Realidade, 1971.
Winnicott, D. W. (1969). Imaturidade do adolescente, in D. W. Winnicott Tudo Começa em Casa. 1986.
Aula 44: Distúrbios da socialização resultantes de conflitos sociais, problemas da democracia
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1950). Algumas considerações sobre o significado da palavra democracia. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Winnicott, D. W. (1969) Os muros de Berlim. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Aula 45: Problemas resultantes da racionalização (objetificação) excludente. Crise civilizatória atual. Envelhecimento e do fim do processo de amadurecimento
Winnicott, D. W. (1950) Algumas considerações sobre o significado da palavra democracia. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Winnicott, D. W. (1969). A liberdade. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986b.
Winnicott, D. W. (1986). Discussão dos objetivos da guerra. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Winnicott, D. W. (1986). A pílula e a lua. In D. W. Winnicott Tudo começa em casa, 1986.
Semestre 4: Winnicott na história da psicanálise e outras áreas da saúde
Winnicott na história da psicanálise e outras áreas da saúde
Na presente disciplina será estudada, em primeiro lugar, a história da psicanálise à luz dos debates de Winnicott com dois grupos de seus predecessores ou interlocutores contemporâneos: 1) os psicanalistas de linhagem freudiana (Freud, Klein, Bion, Lacan) e 2) os dissidentes ou independentes (Jung, Ferenczi, Balint). Em segundo lugar, serão examinadas as incursões críticas e contribuições positivas de Winnicott nas áreas de pediatria, psiquiatria infantil e de adultos, assistência social, educação e vida social. Esse estudo permitirá explicitar, com mais precisão e detalhes do que a disciplina sobre a teoria do amadurecimento, a mudança paradigmática realizada por Winnicott nessas disciplinas (consistindo na sua teoria do amadurecimento, sua psicopatologia, sua teoria da natureza humana e sua clínica), determinar o seu lugar no desenvolvimento destas até o presente momento e avaliar as perspectivas que ele abriu para seu progresso futuro.
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 46: Winnicott sobre Winnicott
Bibliografia básica:
Winnicott D. W. 1967: “D. W. W. sobre D. W. W.”, in Winnicott 1989a: Explorações psicanalíticas.
Winnicott, D. W (1988a). Introdução. In Natureza humana.
Aula 47: Winnicott e Freud I: Personalidade de Freud. Freud como terapeuta. Paradigma freudiano
Bibliografia básica:
Loparic, Z. 2001: Esboço do paradigma winnicottiano. Cadernos de história de filosofia da ciência, v. 11, n. 2.
Winnicott, 1988: Natureza Humana, parte II, caps. 1 e 2.
Winnicott, 1989: Explorações psicanalíticas, caps. 34.VII, 55 e 57.
Aula 48: Winnicott e Freud II: Classificação dos distúrbios. Neuroses e psicoses. Clínica psicanalítica: interpretação e manejo da transferência
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1961a): “Variedades de psicoterapia”, in Winnicott, 1984: Privação e Delinquência, cap. 27.
Winnicott, D. W. (1962): Os objetivos do tratamento psicanalítico, in Winnicott, 1965a: O ambiente e os processos de maturação, cap.15.
pediatria á psicanálise, cap. 23.
Aula 49: Winnicott e Freud III: Ordem social. Cultura (ciência, filosofia, moral, religião, arte, educação). Crise civilizatória
Bibliografia básica:
Winnicott, 1960: Família e a maturidade emocional. In Winnicott, 1965b: Família e o desenvolvimento do indivíduo, cap. 11.
Winnicott, 1963: Moral e educação. In Winnicott, 1965a: O amadurecimento e os processos de maturação, cap. 8.
Winnicott, 1958: Psicanálise e o senso de culpa. In Winnicott, 1965a: O amadurecimento e os processos de maturação, cap. 1.
Aula 50: Winnicott e Klein I: I. Relacionamento pessoal e institucional. II. Análise da criança. III. Estágio do concernimento vs. posição depressiva. IV. Édipo precoce
Klein, M. (1930). A importância da formação do símbolo no desenvolvimento do ego. In Amor, culpa e reparação e outros trabalhos, cap. 12. Rio de Janeiro. Imago, 1996.
Klein, M. (1935). Uma contribuição à psicogênese dos estados maníaco-depressivos. In Amor, culpa e reparação e outros trabalhos, cap. 17. Rio de Janeiro. Imago, 1996.
Klein, M. (1945). Complexo de Édipo à luz das ansiedades primitivas. In Amor, culpa e reparação e outros trabalhos, cap. 21. Rio de Janeiro. Imago, 1996.
Winnicott, D. W. (1954-5). A posição depressiva. In 1958: Da Pediatria à psicanálise, cap. 21.
Winnicott, D. W. (1962). Enfoque pessoal sobre a contribuição kleiniana. O ambiente e os processos de maturação, cap. 16.
Aula 51: Winnicott e Klein II: I. Período (estágios) de dependência absoluta vs. posição esquizo-paranoide. II. Teoria da inveja. III. Clínica das psicoses
Bibliografia básica:
Klein, M. 1946: Notas sobre alguns mecanismos esquizoides. In: Inveja e gratidão, cap. 1.
Winnicott, D. W. (1959-1968). Melanie Klein: sobre seu conceito de inveja (pontos I, II, III, IV). In Explorações psicanalíticas, cap. 53.
Aula 52: Winnicott e o primeiro Bion
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. (1994[1989]). Explorações Psicanalíticas, cap. 33.
Winnicott, D.W. (1990[1987]). Gesto espontâneo. Cartas 57, 81, 83 e 109.
Aula 53: Winnicott e Jung I – O caso Jung
Bibliografia básica:
Jung, Memórias, sonhos, reflexões, caps. 1-3
Loparic, Z. 2014. Winnicott e Jung. DWW editorial
Winnicott, 1964: Resenha de Memórias, sonhos, reflexões. In Explorações psicanalíticas, cap. 57.
Aula 54: Winnicott e Jung II: Teoria do amadurecimento como superação da oposição entre a psicanálise freudiana e a psicologia analítica de Jung
Bibliografia básica:
Jung, Memórias, sonhos, reflexões, caps. 1-3
Loparic, Z. 2014. Winnicott e Jung. DWW editorial
Winnicott, 1964: Resenha de Memórias, sonhos, reflexões. In Explorações psicanalíticas, cap. 57.
Aula 55: Winnicott e Ferenczi
Bibliografia básica:
Dias, Elsa O. 2012: “Ferenczi: o affaire, o caso clínico e o analista precursor de Winnicott”. In Dias 2012: Sobre a confiabilidade e outros estudos. São Paulo: DWW editorial.
Ferenczi, S. 1931: Análise de crianças com adultos. In Ferenczi 1982: Psicanálise IV, São Paulo: Martins Fontes.
Ferenczi, S. 1985 [1932]: Diário clínico. São Paulo: Martins Fontes.
Aula 56: Winnicott e Balint
Bibliografia básica:
Balint, M. 2014: A falha básica, caps. 12, 13, 14 e 18. São Paul: Zogodoni.
Winnicott, D. W. 1989: I. Tipos de caráter. Explorações psicanalíticas, cap. 52.I.
Winnicott, D. W. 1987: Cartas 20, 60, 78 e 102. In Winnicott, D. W. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
Aula 57: Winnicott e Bowlby
Bibliografia básica:
Em breve.
Aula 58: Atividades e projetos de Winnicott nas áreas da pediatria e da psiquiatria infantil e de adultos
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. 1948: Pediatria e psiquiatria. In Winnicott, 1958: Da pediatria…, cap. 13.
Winnicott, D. W. 1963: Treinamento para psiquiatria de crianças. In Winnicott. 1965a: O ambiente…, cap. 18
Winnicott, D. W. 1958. Definição teórica do campo da psiquiatria infantil. In Winnicott. 1971b: Família e o desenvolvimento do indivíduo, cap. 12.
Aula 59: Winnicott nas áreas de assistência social, educação e vida social
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. Os doentes mentais na prática clínica. In 1965b, cap. 20.
Winnicott, D. W. Influência de grupo. In Winnicott1965a. Família…, cap. 17.
Aula 60: Winnicott, fisioterapia e outras terapias físicas dos distúrbios maturacionais
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. 1989. Explorações Psicanalíticas, caps. 63-67.
PARTE CLÍNICA
Semestre 5: Seminário teórico-clínico 1: conceitos básicos da clínica winnicottiana
Seminário teórico- clínico 1: conceitos básicos da clínica winnicottiana
Tomando como base as quatro matérias teóricas oferecidas anteriormente no Curso de Formação Winnicottiana do IBPW, a presente disciplina visa a estudar tanto a clínica psicanalítica de Winnicott como o espectro inteiro das modalidades clínicas por ele praticadas, explicitando, de modo sucinto, os fundamentos teóricos de cada uma delas e os procedimentos postos em prática ou recomendados. Será abordada, ainda, a questão de formação para profissionais de diferentes áreas da sua prática clínica proposta por Winnicott com base na sua teoria do amadurecimento (TA) e na sua patologia maturacional (PM). De acordo com essa perspectiva, a aula 61 fará uma apresentação introdutória de conceitos básicos a serem abordados na disciplina e, a aula 62, da natureza e origem de problemas maturacionais comunicados pelo paciente em busca da cura (“O paciente winnicottiano”). A aula 63 estudará o solucionador winnicottiano dos problemas maturacionais (“O terapeuta winnicottiano”); a aula 64 será dedicada à apresentação dos diferentes settings terapêuticos winnicottianos e a 65 às formas de relação terapêutica nesses settings. As aulas 66, 67 e 68 versarão sobre os principais procedimentos da clínica winnicottiana: history-taking, interpretação, manejo. As aulas 69 e 70 abordarão, respectivamente, o tratamento das psicoses e o tratamento da tendência antissocial, da delinquência e dos distúrbios de caráter, modalidades terapêuticas que constituem o cerne da inovação técnica introduzida por Winnicott. As diferentes variantes da psicanálise standard tal como praticada por Winnicott (cura pela palavra das neuroses e da depressão reativa) serão analisadas nas aulas 71 e 72. O assunto da aula 73 será a pediatria maturacional (psicológica), psiquiatria infantil, consultas terapêuticas, terapia sob demanda e a psicanálise “partagée” winnicottianas. A aula 74 examinará os fundamentos winnicottianos das práticas terapêuticas em outras áreas médicas (psiquiatria de adultos, neurologia, obstetrícia, enfermagem, fisioterapia etc.), bem como a aplicação das mesmas em áreas tais como assistência social psiquiátrica, serviço social em geral e educação. Por fim, na aula 75 será discutida a questão da formação de terapeutas nas diferentes modalidades da clínica winnicottiana que tem como base os compromissos teóricos (TA e PM) e instrumentais do paradigma winnicottiano.
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 61: Problemas maturacionais: principais características
Aula 62: O paciente winnicottiano
Aula 63: O terapeuta winnicottiano
Aula 64: Os settings winnicottianos
Aula 65: Relações terapêuticas. Comunicação nos settings e variedades de transferência e contratransferência
Aula 66: History-taking
Aula 67: Verbalização e interpretação
Aula 68: Manejo
Aula 69: Tratamento de distúrbios da privação (psicoses)
Aula 70: Tratamento de distúrbios da deprivação (tendência antissocial, delinquência e distúrbios de caráter)
Aula 71: Tratamento para depressões reativas e paranoias do concernimento
Aula 72: Tratamento para conflitos internos tardios (neuroses e regressões)
Aula 73: Psiquiatria infantil winnicottiana. Consultas terapêuticas. Terapia sob demanda. Psicanálise “partagée”
Aula 74: Fundamentos winnicottianos das práticas terapêuticas em outras áreas médicas (psiquiatria de adultos, fisioterapia, enfermagem, medicina preventiva), assistência social psiquiátrica, assistência social e educação
Aula 75: Formação de terapeutas winnicottianos
Semestre 5: Seminários de supervisão em grupo 1 (SSG-1)
Seminários de supervisão em grupo 1 (SSG-1)
Os seminários consistirão de supervisões que visarão a subsidiar os alunos na aplicação da teoria winnicottiana na clínica. Para fins de supervisão, serão considerados relatórios sobre casos clínicos pertencentes às diferentes áreas e modalidades da clínica winnicottiana.
15 aulas, de 3 horas-aula cada.
Semestre 6: Seminário teórico-clínico 2: casos clínicos de Winnicott
Seminário teórico-clínico 2: casos clínicos de Winnicott
A presente disciplina propõe-se a estudar relatos breves de casos clínicos de Winnicott. As únicas exceções são os casos de Margaret Little e Herry Guntrip, ambos analisandos de Winnicott, escritos por eles próprios. O objetivo é fornecer ilustrações adicionais às dadas em disciplinas anteriores de 1) variedade de distúrbios tratados por Winnicott na sua clínica (psicoses, depressões, tendência antissocial, neuroses, distúrbios da adolescência etc.), 2) etiologia de distúrbios em cada caso, segundo o momento de interrupção do processo de amadurecimento (nascimento, lactância, infância, adolescência, vida adulta), 3) procedimentos de tratamento utilizados (psicanálise e psicoterapia winnicottianas, consultas terapêuticas, uso da família como hospital mental, assistência social geral e psiquiátrica, terapia residencial), 4) limites dos recursos da clínica winnicottiana. Outros aspectos da clínica winnicottiana serão ilustrados pelo estudo dos casos Piggle e B (SCT 3 e SCT 4).
ÍNDICE DAS AULAS
Aula 76: O caso Margaret Litte I
Bibliografia básica:
Little, M. (1992). Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1954). Aspectos metapsicológicos e clínicos da regressão no setting psicanalítico. In: D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1965). Psicologia da loucura. In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Aula 77: O caso Margaret Litte II
Bibliografia básica:
Little, M. (1992). Ansiedades psicóticas e prevenção. Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott, D. W. (1954). Aspectos metapsicológicos e clínicos da regressão no setting psicanalítico. In: D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Winnicott, D. W. (1965). Psicologia da loucura. In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Aula 78: O caso Guntrip
Bibliografia básica:
Dias, E. O. (2012). O caso Guntrip. Winnicott e-prints, série 2, 7(2), 52-81.
Aula 79: O caso da moça que sonhou com a tartaruga
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1962). Dependência no cuidado do lactente, no cuidado da criança e na situação psicanalítica. In: D. W. Winnicott, O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
Aula 80: O caso FM I
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1959-69). Os Elementos Masculinos e Femininos Ex-cindidos Encontrados em Homens e Mulheres, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Winnicott, D. W. (1959). Nada no centro, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Winnicott, D. W. (1969). A Experiência Mãe-Bebê de Mutualidade, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Aula 81: O caso FM II
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1959-69). Os Elementos Masculinos e Femininos Ex-cindidos Encontrados em Homens e Mulheres, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Winnicott, D. W. (1959). Nada no centro, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Winnicott, D. W. (1969). A Experiência Mãe-Bebê de Mutualidade, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Aula 82: O caso da moça do fantasiar
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1971). Sonhar, fantasiar e viver: Uma história clínica que descreve uma dissociação primária. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Aula 83: O caso Sara
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1971). Inter-relacionar-se independentemente do impulso instintual e em função de identificações cruzadas. In D. W. Winnicott, O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Aula 84: O caso da mulher das joias
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1971). O caso de uma mulher de 40 anos, solteira. In: D. W. Winnicott, O Brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Aula 85: Casos de depressão reativa
Aula 86: O caso Phillip
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1953). Tolerância de sintomas na pediatria: Relato de um Caso. In: D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
Aula 87: O caso Patrick
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. (1965). Um Caso de Psiquiatria Infantil que Ilustra a Reação Retardada à Perda, In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Aula 88: O caso Hesta
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. (1971). “Hesta” aos 16 anos. In: D. W. Winnicott, Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
Aula 89: Casos de tratamento assistencial e de adoção
Bibliografia básica
–Caso de tratamento em família – Kathleen:
Winnicott, D. W. (1955). Um Caso Tratado em Casa. In D. W. Winnicott, Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
-Caso de adoção:
Winnicott, D. W. (1959). Consequências da Psicose Parental para o Desenvolvimento Emocional da Criança. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
-Casos de tratamento assistencial:
Winnicott, D. W. (1965). Atendimento de Caso com Crianças Mentalmente Perturbadas. In: D. W. Winnicott, A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Aula 90: O caso George (limites do tratamento por consultas terapêuticas)
Bibliografia básica:
Winnicott, D.W. (1971). “George” aos 13 anos. In: D. W. Winnicott, Consultas Terapêuticas em Psiquiatria Infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
Winnicott, D.W. (1965) A Psicologia da Loucura: Uma Contribuição da Psicanálise (em especial o último parágrafo). In: D. W. Winnicott, Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1994.
Semestre 6: Seminários de supervisão em grupo 2 (SSG-2)
Seminários de supervisão em grupo 2 (SSG-2)
Os seminários consistirão de supervisões que visarão a subsidiar os alunos na aplicação da teoria winnicottiana na clínica. Para fins de supervisão, serão considerados relatórios sobre casos clínicos pertencentes às diferentes áreas e modalidades da clínica winnicottiana.
15 aulas, de 3 horas-aula cada.
Semestre 7: Seminário teórico-clínico 3: o caso Piggle
Seminário teórico-clínico 3: o caso Piggle
A disciplina visa analisar passo a passo o tratamento dado por Winnicott a uma criança com problemas de paranóia, depressão reativa, dissociação e tendência antissocial decorrentes da deprivação, ocorrida no estágio de concernimento, pelo casal parental e, principalmente, pela perda dos cuidados maternos suficientemente bons nos estágios anteriores. O caso ilustra vários aspectos essenciais da teoria winnicottiana do amadurecimento, da sua patologia e da sua prática clínica, em particular, a “psicanálise sob demanda”, o uso de membros de família como elemento do setting (o pai) e também da própria família como “hospital mental” (“psicanálise partagée”).
10 aulas, de 3 horas-aula cada
ÍNDICE DAS AULAS
Bibliografia básica:
Winnicott, D. W. 1977. The Piggle.
91. Histórico do caso e a paciente
92. Etiologia
93. Diagnóstico
94. Os terapeutas
95. Os settings e o relacionamento
96. Procedimentos
97. Resumo do caso
98. O Percurso 1
99. O Percurso 2
100. O Percurso 3
101. O Percurso 4
102. O Percurso 5
103. O Percurso 6
104. Temas do percurso
105. Resultados
Semestre 7: Seminários de supervisão em grupo 3 (SSG-3)
Seminários de supervisão em grupo 3 (SSG-3)
Os seminários consistirão de supervisões que visarão a subsidiar os alunos na aplicação da teoria winnicottiana na clínica. Para fins de supervisão, serão considerados relatórios sobre casos clínicos pertencentes às diferentes áreas e modalidades da clínica winnicottiana.
15 aulas, de 3 horas-aula cada.
Semestre 8: Seminário teórico-clínico 4: o caso B
Seminário teórico-clínico 4: o caso B
O seminário propõe a leitura dos textos de Winnicott nos quais é discutido o caso do paciente B. Além de explicitar a natureza e a etiologia do caso (depressão psicótica com traços esquizóides, resultante de privação por parte de uma mãe intrusiva) e de abordar os aspectos puramente clínicos – a saber, o uso por parte de Winnicott da cura padrão pela palavra em combinação com o manejo, o cuidado-cura – o seminário dedicará uma atenção especial aos resultados teóricos extraídos por Winnicott desse material, entre eles, os conceitos de colo da mãe como ambiente inicial e de regressão à dependência, como começo do processo de cura.
ÍNDICE DAS AULAS
Winnicott, D. W. 1954a: “Retraimento e regressão”. In: Winnicott 2000: Da pediatria à psicanálise, cap. 20. Rio de Janeiro, Imago.
Winnicott, D. W. 1991: Holding e interpretação. São Paulo, Martins Fontes.
Aula 106: Histórico do caso B: Introdução a
Holding e Interpretação
Aula 107: Sintomatologia e diagnóstico na 1ª análise e na
2ª análise
Aula 108: Etiologia e 1ª análise
Aula 109: Manejo inicial da 2ª análise: Regressão à
dependência. Retraimento e regressão episódios 1, 2 e 3
Aula 110: Retraimento e regressão episódios 4, 5 e 6
Aula 111: Experiências excitadas e o medo do abandono
Aula 112: A instintualidade presente na relação dual (com o analista)
Aula 113: Questões relativas ao concernimento
Aula 114: Dificuldades nas relações triangulares
Aula 115: Integração da sexualidade masculina
Aula 116: Novo problema: a administração da
instintualidade nos relacionamentos interpessoais
Aula 117: Experiência de rivalidade com Winnicott
Aula 118: A relação com o analista como pai
Aula 119: Verdadeiro si-mesmo
Aula 120: B interrompe a análise
Semestre 8: Seminários de supervisão em grupo 4 (SSG4)
Seminários de supervisão em grupo 4 (SSG4)
Os seminários consistirão de supervisões que visarão a subsidiar os alunos na aplicação da teoria winnicottiana na clínica. Para fins de supervisão, serão considerados relatórios sobre casos clínicos pertencentes às diferentes áreas e modalidades da clínica winnicottiana.
15 aulas, de 3 horas-aula cada.
Inscrição
Pré-requisitos
- 1) Ter concluído um curso superior.
- 2) Passar por entrevista de seleção.
Duração
Tempo mínimo: 4 anos
Tempo máximo: 7 anos
Corpo docente
Horários
Regimento do Curso
Depoimentos de alunos e ex-alunos
Psicóloga
A jornada de formação de um profissional é muito singular e é verdade que a busca por conhecimento não se esgota quando se tem satisfação pelo o que é encontrado. Desde a graduação, o contato com a teoria winnicottiana me inspirou a conhecê-la mais e conquistar isso por meio do IBPW tem sido muito gratificante. A estrutura do curso, os diálogos e reflexões em aula com amigos e professores enriquecem minha compreensão teórica e a experiência clínica. Hoje, tenho um novo olhar para o indivíduo conquistado pelo contato com a Teoria do Amadurecimento Emocional.
Tatiana Goulart
Psicóloga
O percurso da Formação Winnicottiana sem dúvidas é complexo. Contudo, a amplitude teórico-clínica que percebo em minha caminhada profissional no decorrer dos estudos é imensa. E obviamente atinge também meu amadurecimento pessoal. Com certeza a palavra Integração se mostra presente nesta experiência.
Sumaya R. R. Teles de Menezes
Psicólogo
Acredito que o curso de formação no centro Winnicott esteja sendo um divisor de águas em minha trajetória como psicólogo, uma vez que ele apresenta um panorama extremamente consistente no que se refere à obra de Winnicott, abordando os seus conceitos não apenas na grandeza de sua amplitude, mas também na radicalidade de suas perspectivas, de modo que, ao mesmo tempo, sinto usufruir do alcance de uma visão de conjunto, como também me percebo guiado, de um modo rigoroso e seguro, pelos caminhos inaugurais originados por seu pensamento.
João Paiva
Psiquiatra
Tenho muito a agradecer ao curso de formação do IBPW. As aulas visivelmente têm um cuidado no preparo, com conteúdos claros e professores abertos a discussões. Minha relação com meus pacientes, que me procuram com tanto sofrimento, ganhou mais sentido e melhor compreensão. Sinto-me mais próxima e mais conectada a eles. Meu crescimento pessoal e profissional foi imenso, além dos grandes amigos que conquistei aqui dentro. Aquele acolhimento, que tanto me proponho a oferecer àqueles que sofrem, recebi aqui, somado a grandes doses de conhecimentos com professores que são excepcionais.
Lídia Nakamura
Fonoaudióloga
Formação do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, cujos módulos – muito bem dimensionados – vão nos introduzindo passo a passo, com cuidado e segurança, na revolução winnicottiana, aparentemente simples e óbvia, mas, na realidade, tão profunda, apaziguadora dos nossos maiores anseios de conhecimento.
Eliana Maria Nigro Rocha
Sobre Nós
O IBPW, fundado em 2015 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, é o quadro institucional para a continuação de uma série ininterrupta e fértil de atividades de ensino, pesquisa e publicação nas áreas de estudos winnicottianos e afins, iniciadas pelos seus fundadores, no início dos anos 1990, na Unicamp e na PUC-SP.