Já nos anos 1990, comecei a perceber no desenvolvimento teórico de Winnicott uma teoria científica, que concebe as questões de saúde como problemas do existir humano, que surgem ao longo do processo de amadurecimento (chegar, ou não, ao mundo, tornar-se ou não, manter-se ou não um existente e, finalmente, ser capaz, ou não, de deixar o mundo), oferecendo para esses problemas procedimentos de solução, isto é, de tratamento, eficientes. Reconheci, ainda, que o conceito de natureza humana, tal como formulado por Winnicott, possui dimensões que chamam para um diálogo com a antropologia de Kant e de Heidegger; mais do que isso, esse conceito ajuda a compreender melhor os interesses profundos desses dois filósofos. Em suma, constatei que Winnicott produziu uma antropologia (teoria do desdobramento no tempo da natureza humana), uma patologia maturacional e uma terapia igualmente maturacional, relacionada aos estágios de amadurecimento, que pode ser usada na execução bem-sucedida da atividade de resolução dos problemas do existir humano. Não tive dificuldade em concluir que o pensamento de Winnicott admite ser estruturado mediante o conceito kuhniano de paradigma científico, quando devidamente adaptado para essa tarefa.
Z. Loparic
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